Seguidores

quarta-feira, 30 de julho de 2014

“Paisagem com canoa na margem”, de Alfredo Andersen, de volta a Curitiba

Obra pertencente à coleção do MASP está em exibição na mostra “Tupi or not Tupi”


Uma das mais célebres obras do “pai da pintura paranaense” está de volta a Curitiba. Até o dia 21 de setembro, visitantes do Museu Oscar Niemeyer poderão conferir “Paisagem com canoa na margem”, de Alfredo Andersen, em exibição na mostra “Tupi or not Tupi”. O quadro, doado por Assis Chateaubriand ao acervo do MASP, dificilmente é emprestado para outras instituições, sendo esta uma oportunidade única de apreciação da tela no estado adotado pelo artista norueguês.
Com curadoria de Consuelo Cornelsen, “Tupi or not Tupi” faz um panorama das artes brasileiras desde a Semana de Arte Moderna de 22 até os dias atuais e destaca a produção cultural do Paraná, evidenciando os seus principais expoentes, entre eles Andersen. “Para nós, paranaenses, a exposição é uma espécie de volta às origens. Temos a oportunidade única de mostrar uma das principais obras por ele pintadas em solo brasileiro, o que fez do norueguês Alfred Emil o brasileiro Alfredo Emílio”, explica Wilson Andersen Ballão, bisneto do artista e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen.
Pertencente a uma forte linhagem realista, Andersen foi, sobretudo, um exímio paisagista. Segundo o crítico Nelson Aguiar, em “Paisagem com canoa na margem”, pintura produzida a partir da técnica óleo sobre tela, “uma linha horizontal perfeita atravessa o quadro de ponta a ponta, deflagrando a fímbria de luz que separa a nuvem do oceano. À margem empastada, suja, aloja-se um barco, paralelo ao horizonte. O mastro se sobressai como sentinela vertical, guardião do espaço. O todo narra a história do homem Alfredo, que vence o mar e se enraíza em outra terra, tornando-se ubíquo”. Demais obras do artista podem ser conferidas no acervo permanente do Museu Alfredo Andersen, localizado em Curitiba, na Rua Mateus Leme, 336.

Nenhum comentário:

Postar um comentário