Seguidores

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cidades Digitais: Infraestrutura vai além das necessidades internas da prefeitura

O desafio das prefeituras para promover melhorias nos parques tecnológicos norteou as discussões do Encontro Temático da Rede de Cidades Digitais da RMC, realizado nesta quinta-feira(24), em Curitiba, reunindo representantes de 15 municípios da região. A iniciativa é promovida pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR) e Prefeitura de Curitiba.


Para o secretário de Informação e Tecnologia da prefeitura de Curitiba, Paulo Miranda, não se constrói uma cidade inteligente com tecnologia precária. "Uma cidade inteligente é aquela que emprega intensivamente a tecnologia de informação para fazer transformações significativas para melhorar a vida nas cidades. E isso passa pela infraestrutura de tecnologia, da disponibilização de acesso aos recursos de tecnologia, mas, principalmente, pelo uso da tecnologia para melhorar os serviços públicos, oferecer novos serviços, melhorar a interface entre o cidadão com o governo", disse o secretário na abertura do evento, ressaltando que a cidade inteligente é aquela que consegue usar os recursos para uma visão integrada dos serviços e problemas da cidade, sabendo utilizá-las de forma eficiente na tomada de decisão.
Em se tratando do uso das TIC na gestão pública, o superintendente da Secretaria de Informação e Tecnologia de Curitiba, Luiz Carlos de Almeida Oliveira, destaca que é preciso ter uma visão geral do que cada município necessita para melhoria da gestão pública, e não somente atender às necessidades internas de cada prefeitura.
Ele cita vários itens nesse processo de aprimoramento do parque tecnológico como segurança da infraestrutura, capacidade de processamento, arquitetura dos sistemas de informação, entre outros. "Ser uma cidade digital é preciso ter todos os processos com fluidez, pensando na infraestrutura de tecnologia de forma que eu cubra não só o meu interesse. É uma infraestrutura diferente, de conectividade, equipamento, arquitetura, inclusive, de aplicações, de formas de desenvolvimento de todos esses aspectos que acabam compondo a infraestrutura maior para se ter essa abrangência", explica Oliveira, completando que o desafio é justamente fazer essa migração, já que muitos municípios ao longo dos anos tinham, com restrições, para suprir somente a parte interna, seja por dificuldades de compras, orçamento e administração.
Temas como compras e locação de equipamentos de informática, modelos de licitações, Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), além das discussões em torno integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na gestão pública foram abordados durante o evento. Os projetos de Pinhais Digital e Nova Aurora foram cases apresentados no Encontro Temático de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o evento serviu para atender demandas dos próprios gestores de municípios que integram a Rede da RMC. "Há muitas dúvidas para a tomada de decisão e estes encontros da RMC permitem compartilhar conhecimentos", comenta Marinho.
O próximo encontro da Rede de Cidades da RMC será dia 21 de agosto, em Curitiba, simultaneamente à primeira rodada regional do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais, reunindo municípios, além da RMC, do Litoral e dos Campos Gerais. Os resultados e novidades das atividades da Rede estão no site lançado no encontro desta quinta-feira: http://regionais.redecidadedigital.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário