Seguidores

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Um doce santo

O pastel de Santa Clara, um dos mais tradicionais de Portugal, é sucesso na doçaria portuguesa Doce Fado


A cultura e história de um país está escrita também em sua culinária. Muitas receitas surgem de necessidades de alguma região, excedentes de produtos ou de produção, como foi o caso do pastel de Santa Clara, um dos mais conhecidos doces conventuais de Portugal e que faz parte da cultura do país até hoje.
O doce teve sua origem no convento de mesmo nome em Coimbra, que no século XIII abrigou a Rainha Santa Isabel e Inês de Castro, figuras históricas portuguesas. Na época, as claras dos ovos eram usadas para engomar os hábitos (vestimentas) e para a produção das hóstias. O que fazer então com toda a gema que restava? Foi aí que as freiras inventaram o pastel de Santa Clara. Conta-se que quando elas ensinavam o preparo da massa folheada, esta deveria ser tão esticada a ponto de deixá-la fina o suficiente para se ler uma carta do outro lado facilmente.
O verdadeiro pastel de Santa Clara pode ser encontrado na doçaria portuguesa Doce Fado, no Mercado Municipal de Curitiba (PR), no valor de R$ 4,50 cada. São 60g do doce irresistível produzidas por um chef confeiteiro português que mantém suas características originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário