Seguidores

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Grutun! leva dramaturgia de Shakespeare a Paranaguá

Grupo encena Translation Péricles e A Tempestade no Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense

O Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense acontece de 14 a 20 de julho e leva aos palcos de Paranaguá novas interpretações de duas dentre as mais consagradas obras de William Shakespeare. Apresentadas gratuitamente no próximo sábado, dia 19, pelo Grutun!, Grupo de Teatro UniBrasil, as peças A Tempestade e Translation Péricles são montagens baseadas em adaptações do autor inglês, com acentuado tom de comédia.
O olhar criativo e inquieto do Grutun! pousa sobre Péricles, Príncipe de Tiro, texto teatral inacabado de Shakespeare que dá origem ao espetáculo "Translation Péricles", uma releitura produzida sob a orientação do professor José Roberto O’Shea, considerado um dos grandes tradutores do dramaturgo inglês e referência no ensino das obras do autor no Brasil e, também, às mais refinadas questões filológicas e literárias da obra shakespeariana. "Translation Péricles" é encenada às 19h, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.
Já a tragicomédia A Tempestade ganha novos ares e recebe adaptação voltada ao público infantil com o texto da escritora paranaense, especialista em teatro e literatura e uma das maiores autoridades brasileiras em Shakespeare, Liana Leão. A apresentação acontece às 16h, em frente ao Mercado do Artesanato.
Realizado pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) de Paranaguá, em parceria com as Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) e Prefeitura de Paranaguá, o Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense chega à décima primeira edição e consolida-se como catalisador da riqueza cultural popular do litoral do Estado.
O Festival tem uma programação repleta de atividades que envolvem a comunidade em uma proposta de valorização da arte produzida no Estado. A programação completa do Festival pode ser consultada no site www.fafipar.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário