Seguidores

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Empresas precisam organizar jornada de trabalho durante a Copa

Encontro, que acontece no dia 15 de maio, é dirigido a empresários, gestores e profissionais de RH

Com a proximidade da Copa do Mundo, as empresas têm pela frente um novo desafio no que se refere à jornada de trabalho durante os jogos, já que as perdas financeiras podem chegar a R$ 5 bilhões no país. Se o Brasil chegar até a final da Copa, terá participado de oito jogos, totalizando 14 horas, o que vai causar impacto direto na produtividade.
O tema é bem controverso e vai demandar muita negociação interna, sendo tema de seminário que será realizado no dia 15 de maio pelo Instituto Brasileiro de Governança Trabalhista (IBGTr). O evento, que acontece na Universidade Positivo, traz discussões sobre faltas, ausências, atestados, organização da empresa e uso da internet em dias de jogos, bolões, entre outros assuntos. “Para não afetar a produtividade, as empresas devem elaborar Acordo Coletivo específico, prevendo a compensação do tempo despendido com os jogos da Copa do Mundo em outro dia”, orienta a advogada e coordenadora do IBGTr, Danielle Vicentini Artigas.
Como em Curitiba os dias de jogos da Copa do Mundo serão ponto facultativo, a empresa deve se organizar internamente. “No caso de faltas injustificadas, a empresa deve estabelecer regras claras a serem seguidas durante este período e disseminá-las a todos os empregados para que, em caso de desobediência, haja punições com advertências ou suspensões”, avalia.
Proibição de uso do e-mail corporativo para realização de bolões
A advogada alerta quanto ao uso do e-mail corporativo para realização dos chamados bolões. Isso porque a prática de jogos de azar em lugar público ou acessível ao público é considerada contravenção penal, bem como a aposta em competições esportivas (exceto corridas de cavalos autorizadas).
O seminário terá a presença do presidente da OpusMúltipla, Rodrigo Rodrigues, do gerente de pessoas da Arcelormittal Gonvarri, Paulo Cavalcante, da advogada da TIM, Maria Carolina Castilho, da vice- presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Susane Zanetti, do diretor de Operações da IBEMA, Clecio Chiamulera, e do IBGTr, Leonardo Zacharias.
De entidades representativas de funcionários no setor turístico, estarão presentes o presidente da Fethepar (Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná), Wilson Pereira, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região (Sindehotéis), Luís Alberto dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário