Seguidores

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Cândido recupera a história do jornal Nicolau

A trajetória de um dos mais importantes periódicos culturais, que será reeditado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, é apresentada por meio de reportagens, depoimentos e artigos

A 34ª edição do Cândido traz um especial sobre o jornal Nicolau, periódico editado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná de 1987 a 1996, que representou um marco no jornalismo cultural e brasileiro, chegando a ser comparado a iniciativas como o tabloide carioca O Pasquim e a revista curitibana Joaquim.
Repórteres, ilustradores e colaboradores da equipe que participaram do jornal contam sobre a experiência literária e cultural que foi o Nicolau — em matéria assinada por Ben-Hur Demeneck. O poeta Rodrigo Garcia Lopes recorda o período em que trabalhou na publicação e do convívio com Wilson Bueno que, das 60 edições, coordenou o jornal por 55 números. As edições mais instigantes são lembradas em uma galeria que esmiúça os principais conteúdos do jornal que, em breve, será reeditado, na íntegra, pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Um perfil de Bueno completa o dossiê.
O bate-papo com Mario Prata, realizado em abril na BPP, na primeira edição de 2014 do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, foi transcrito e está na edição de maio, que também inclui reportagem sobre autores que foram célebres em vida, mas esquecidos com o passar dos anos — além de nomes que pouco badalados em vida e que se tornaram conhecidos posteriormente. A história do livro Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, um perfil do músico Romulo Fróes, poemas de Alexandre Gaioto e um conto de Sérgio Medeiros completam a edição 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário