Seguidores

quinta-feira, 15 de maio de 2014

CONFIRA ROTEIRO COMPLETO DO MIA CARA CURITIBA

Curitiba vai respirar a cultura italiana de 24 de maio a 1º de junho, com a edição 2014 do Mia Cara Curitiba. O evento que celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, Banco CNH Industrial, New Holland, Igarashi, Peróxidos do Brasil, Havan, GME Aerospace, Whirlpool e Caminhos do Paraná. A coordenação é do Solar do Rosário.
Neste ano, o Mia Cara Curitiba levará a teatros, museus e ruas da cidade uma série de atrações gratuitas, como shows de música, peça de teatro, ópera, exposições de artes plásticas e até uma bicicletada. Na abertura, uma feira gastronômica italiana agita o Museu Oscar Niemeyer (MON). O evento também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada de cada espetáculo ou exposição.
Confira abaixo a programação completa. Mais imagens através do link (http://www.sendspace.com/file/5i4si6).

ROTEIRO DE EVENTOS:

DIA 24 DE MAIO, SÁBADO
11h – 18h – Feira Gastronômica no Museu Oscar Niemeyer (MON)
A culinária italiana em destaque em pratos assinados por restaurantes e chefs de Curitiba. Aulas-show de gastronomia e oficina de pintura para crianças completam o evento. A entrada custa R$ 5. Os pratos servidos terão preço máximo de R$ 20. Local: Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico). O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada da feira.

21H – Show de abertura com Mario Biondi no Teatro Guaíra
Um dos grandes nomes da música italiana contemporânea, o siciliano Mario Biondi desembarca na capital paranaense para o show de abertura do Mia Cara Curitiba, com seu repertório que mistura jazz e blues. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro), nos quiosques do Disk Ingressos nos shoppings Mueller e Estação, ou no site www.diskingressos.com.br. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada do show.

DIAS 27 E 28 DE MAIO, TERÇA E QUARTA-FEIRA
20h – Espetáculo “Colônia Cecília” no Teatro Fernanda Montenegro
A história da primeira colônia anarquista de imigrantes italianos no Paraná retorna aos palcos curitibanos em uma nova versão depois de sua estreia em 2007 na mostra oficial do Festival de Curitiba. Escrito pela dramaturga paulista Renata Pallotini e dirigido por João Luiz Fiani, “Colônia Cecília” narra a vinda de pouco mais de 100 imigrantes italianos ao interior do Paraná, em 1890, onde criaram a primeira e única experiência anarquista em terras brasileiras. O espetáculo tem apresentações nos dias 27 e 28 de maio, às 20h, no Teatro Fernanda Montenegro (R. Coronel Dulcídio, 517 – Batel). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro até a data das apresentações. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada do espetáculo nos dois dias.

DIA 29 DE MAIO, QUINTA-FEIRA
20h – Ópera “Gianni Schicchi” no Teatro Positivo
Montagem exclusiva da ópera “Gianni Schicchi”, obra cômica de Giácomo Puccini, produzida especialmente para o Mia Cara Curitiba, com a regência do maestro italiano Alessandro Sangiorgi. Composta em um ato, a peça foi escrita no início do século XX, inspirado no Canto XXX de Inferno, parte da “Divina Comédia” de Dante. Puccini usa a figura de Schicchi, que teria ido para o inferno ao falsificar um testamento. A ópera tem única apresentação no dia 29 de maio, quinta-feira, no Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido) às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro, nos quiosques do Disk Ingressos nos shoppings Mueller e Estação, ou no sitewww.diskingressos.com.br. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada do espetáculo.

DIA 30 DE MAIO, SEXTA-FEIRA
20h – Apresentação de Corais Italianos na Catedral de Curitiba
Cinco grupos de corais de Curitiba se reúnem na noite de sexta-feira, dia 30 de maio, para uma apresentação na Catedral Brasílica de Curitiba durante o Mia Cara Curitiba 2014. O encontro musical traz um vasto repertório de composições italianas, desde temas folclóricas até peças clássicas e sacras, todas em língua italiana. Participam da apresentação o Coral Allegro, Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, Coral Itálico, Coral da Sociedade Dante Alighieri e Coral da Catedral Basílica de Curitiba. A entrada é gratuita. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada da apresentação.

DIA 31 DE MAIO, SÁBADO
20h – “One Man Show” com Gilberto Idonea no Auditório do MON
O comediante italiano Gilberto Idonea faz show exclusivo durante o Mia Cara Curitiba com única apresentação no dia 31 de maio, às 20h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico). Idonea tem uma consolidada carreira na Itália, tanto nos palcos como na televisão. No espetáculo que traz a Curitiba, ele une música e comédia, acompanhado pela cantora Giovanna D´Angi, sua conterrânea. O show terá legendas em português e a entrada é gratuita, com acesso livre no dia da apresentação. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada do espetáculo.

DIA 1º DE JUNHO, DOMINGO
9h30 E 14h30 – Roteiro Poty Lazzarotto
Um dos artistas mais representativos da arte curitibana e paranaense, Poty Lazzarotto, é o tema do roteiro cultural que poderá ser percorrido de bicicleta ou de ônibus no dia 1º de junho (domingo), dentro da programação do Mia Cara Curitiba 2014. O objetivo é fazer um passeio por cinco murais do artista espalhados pela capital paranaense, tendo como guia a especialista Daniela Pedroso, autora do livro “Poty – Murais Curitibanos”. Nas paradas, ela repassa de forma descontraída informações sobre as obras, bem como seu contexto. Pela manhã, com saída às 9h30, um ônibus levará os interessados. Quem pretende unir cultura com esporte, poderá fazer o mesmo circuito de bicicleta, às 14h30. Ambas as modalidades são gratuitas, com duração aproximada de 1h45 cada uma. A saída para os dois passeios será na frente do Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro). Para participar é necessária inscrição prévia pelo telefone (41) 3225-6232. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis no início dos passeios.

18h30 – Concerto com Carlo Alberto Neri e a Camerata Antigua de Curitiba
Um dos grandes intérpretes de música clássica na Itália, Carlo Alberto Neri, encerra o festival Mia Cara Curitiba no dia 1º de junho (domingo). A apresentação do maestro, compositor e pianista acontece às 18h30 na Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), juntamente com a Camerata Antiqua de Curitiba. No repertório, trabalhos autorais de Neri e interpretações de clássicos como “Concerto nº 3” de Beethoven, “Ciaccona in sol minore” de Tomasso Girdani, “Fantasia” com um pout-pourri de Enio Morricone, “Concerto di Warsavia” de Addinsell, e “Weeck-End a New York”, do próprio compositor e pianista. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria da Capela Santa Maria até a data da apresentação. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada do espetáculo.

ROTEIRO DE EXPOSIÇÕES





Exposição “Itália Mon Amour” – Sesc Água Verde
De 24 de maio a 30 de junho, fica aberta a exposição fotográfica “Itália Mon Amour”, com curadoria de Gaia Bindi, que trás obras de cinco fotógrafos italianos: Claudio Di Francesco, Gabriele Menconi, Mongobi e a dupla Simoncini.Tangi. A mostra poderá ser conferida no Sesc Água Verde (Av. República Argentina, 944 – Água Verde) com entrada gratuita. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada da exposição.

Exposição “Cristal” por Marcelo Cristal – Alberto Massuda Arte & Gastronomia
A exposição “Cristal” leva para o espaço Alberto Massuda Arte & Gastronomia (R. Trajano Reis, 443) as pinturas sobre tela do artista plástico gaúcho Marcelo Cristal e pode ser conferida de 24 de maio a 1º de junho, dentro da programação do Mia Cara Curitiba 2014. As obras em estilo abstrato trazem uma explosão de cores, trafegando por sentimentos, vivências e emoções. A entrada é gratuita. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada da exposição.

Artistas Ítalo-Brasileiros - Galeria de Arte do Solar do Rosário
Dia 25 de maio (domingo), às 11h, ocorre a abertura da exposição que reúne obras do ícone das artes no Paraná, Poty Lazzarotto, e desenhos com o traço inconfundível da artista plástica Leila Pugnaloni na Galeria de Arte do Solar do Rosário (R. Duque de Caxias, 4 – São Francisco). A exposição permanece aberta até 1º de junho com entrada gratuita. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada da exposição.

Exposição de cartazes “Una Locandina Per Curitiba”, da Prodesign-PR – Shopping Palladium
Dia 26 de maio (às 19h30), acontece a abertura da exposição “Una Locandina Per Curitiba” (“Um cartaz para Curitiba”), promovida pela Associação para o Design do Paraná (Prodesign-PR), com uma série de cartazes de designers curitibanos, criados especialmente para o Mia Cara Curitiba. A exposição poderá ser conferida no Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121 – Portão) até o dia 1º de junho com entrada gratuita. O Mia Cara Curitiba também vai apoiar o Provopar Estadual, arrecadando doações de alimentos não perecíveis na entrada da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário