Seguidores

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pré-conferência de teatro teve 235 participantes

Novas pré-conferências setoriais de cultura estão sendo realizadas nesta semana pela Fundação Cultural de Curitiba, como preparatórias para a Conferência Municipal Extraordinária de Cultura. A pré-conferência de teatro, que aconteceu na terça-feira (20), no Teatro Guaíra, foi uma das maiores, com a participação de 235 artistas e produtores. Foram eleitos 23 delegados. A pré-conferência da classe teatral só foi menor do que a reunião dos representantes das etnias, que contou com a presença de 353 pessoas.


As pré-conferências estão elegendo os delegados que representarão os segmentos artísticos e a comunidade na Conferência Extraordinária, marcada para a próxima semana, de 29 de maio a 1º de junho. “A pré-conferência de teatro mostrou que houve uma boa mobilização da categoria. O encontro foi um sucesso em termos de participação e também no nível dos debates”, disse Elton Barz, coordenador da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura.
Além das pré-conferências dos segmentos culturais, a Fundação Cultural está promovendo desde fins de abril as conferências regionais. Os encontros já reuniram mais de 1.900 pessoas, superando o número de participações da 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no ano passado, com 487 inscritos.
Nesta semana foram realizadas as reuniões dos bairros Portão (dia 20) e Boa Vista (21), do segmento de teatro (dia 20) e audiovisual (dia 21), e ainda estão agendadas as de moda (23), cultura afro-brasileira (dia 24) e design (dia 24). De acordo com Elton Barz, a expectativa é que o número de participantes em todas as pré-conferências supere 2 mil pessoas. O número de delegados na Conferência Extraordinária, com direito a voz e voto nas deliberações, deve ficar em torno de 220.
Satisfeito com o resultado das pré-conferências, Barz destaca que elas revelaram que existe demanda e muito interesse da sociedade em participar do processo de definição das políticas culturais. A Conferência Extraordinária da próxima semana tem a finalidade de debater os marcos regulatórios do Sistema Municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário