Seguidores

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Do Tatuquara para a Argentina

Acordar todos os sábados às 7h30 da manhã, andar várias quadras, a pé para, às 8h30, pegar três ônibus do Tatuquara e viajar uma hora e meia até o terminal do Carmo para as aulas de balé clássico da professora Rosa Gomes, às 10h, na Rua da Cidadania da Regional Boqueirão.
Esta é a rotina das seis garotas de nove a 15 anos de idade, Viviane Sievert Padilha, Bruna Fernanda Almeida, Luana de Oliveira Soares, Eduarda Rodrigues, Isabele Mariano e Lais Silva dos Santos. Elas e mais nove colegas de curso participaram, nos dias 7, 8 e 9 de setembro passado, do XVIII Festival de Dança do Mercosul na cidade de Puerto Iguazu na Argentina e trouxeram medalhas nas modalidades das quais competiram. 


As meninas, três vezes por semana, também frequentam aulas de balé clássico em duas escolas municipais no Tatuquara onde a professora Rosa Gomes leciona. “Lá elas pagam apenas R$ 15,00 por mês e no Boqueirão fazem aula de graça porque são bolsistas”, explica a professora que todos os sábados ensina 60 alunos que disputam espaço no auditório da Rua da Cidadania do Carmo, pelo núcleo da Fundação Cultural de Curitiba da Regional Boqueirão. Ela diz que levou as meninas do Tatuquara para a Regional porque o espaço do auditório tem infraestrutura melhor. “As aulas aqui são fundamentais para o aprimoramento delas porque temos barras e espelhos, e lá nas duas escolas do bairro eu dou aula no pátio”, conta.
Viviane Padilha tem 15 anos, está cursando o primeiro ano do ensino médio e é uma agente multiplicadora de seu aprendizado. Ela – que dança desde os nove anos – dá aulas de balé clássico para crianças, jovens e adultos no bairro onde mora, no Tatuquara, onde tem 40 alunos que pagam mensalidades de R$ 15,00. No festival da Argentina ela, além de concorrer junto com o grupo, fez apresentações em dupla e solo. Foi sua primeira viagem internacional, mas no Brasil, no ano passado, participou do Festival de Dança de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário