Seguidores

domingo, 6 de dezembro de 2015

Vestibular da UFPR segue para etapa final com 80% dos candidatos do próprio Paraná

Provas deste domingo (06) registraram índice de abstenção menor que o ano passado 

As provas de Compreensão e Produção de Textos deram início à segunda fase do Vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste domingo (06), cinco questões discursivas foram aplicadas a 12.820 candidatos aprovados para a reta final do processo seletivo. O número total de estudantes convocados para a segunda fase era de 13.393; ou seja, um índice de abstenção de 4,28% – menor que os 5,72% registrados no ano passado.
Além desse maior aproveitamento da oportunidade de ingressar na Universidade, os candidatos a uma das 4.765 vagas oferecidas pela instituição ainda tiveram uma concorrência quase toda paranaense. Cerca de 80% dos estudantes nesta segunda fase são do Paraná.
De acordo com o reitor Zaki Akel Sobrinho, o número comprova que a realização de um processo seletivo próprio pela UFPR facilita o acesso da população local e garante que 70% das vagas estejam mais acessíveis aos paranaenses; os outros 30% são destinados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). “Isso mostra o acerto de nossa política de manter um vestibular próprio. Essa decisão traz o jovem paranaense para dentro de sua universidade, que é a federal do Paraná”, avalia o reitor.
As provas deste domingo foram realizadas em 14 locais nas cidades de Curitiba, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo. Na organização desta etapa, estão envolvidos mais de 1.200 colaboradores, além de um sistema de segurança reforçado com apoio da Polícia Federal. Segundo o coordenador geral do Núcleo de Concursos (NC), Mauro Belli, as provas transcorreram com tranquilidade, reflexo até do baixo índice de abstenção. “Sempre estamos preparados para as diversas situações que um concurso deste porte pode envolver. Mas novamente tivemos a compreensão de nossos candidatos para as normas de segurança e a rigidez dos horários, sem nenhum grave incidente registrado além da natural frustração dos que perdem a chance por chegar atrasado”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário