Seguidores

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Luz, história e elegância

Projeto de interiores do Trem de Luxo utiliza iluminação LED para valorizar os símbolos do Paraná na arquitetura 


Entre túneis e mata fechada, sob o céu azul, o Trem de Luxo parte de Curitiba e percorre a Serra do Mar rumo a cidade de Morretes, litoral paranaense. As paisagens reveladas fora das janelas dos vagões são emolduradas pelo projeto de interiores das arquitetas Eliane Canhoto e Lucille Amaral. Ao saberem que a litorina iria homenagear a cidade de Curitiba, sendo que os trens mais antigos se chamam Foz do Iguaçu e Copacabana, as profissionais buscaram referências do próprio estado para criar uma atmosfera moderna e que valorizassem as riquezas locais.
Os símbolos da erva-mate e do pinhão podem ser vistos na textura desenvolvida no teto do trem, além do verde repaginado nas poltronas e o tom terra nas cadeiras laterais. “De uma forma contemporânea, o verde surgiu no tom Tiffany, já a erva-mate e o pinhão são mostrados no desenho de forro que conta com aproximadamente dez mil tachas douradas”, explica a arquiteta Eliane Canhoto.
Para valorizar a arquitetura, diminuir os custos de manutenção e o consumo de energia, foi instalada iluminação 100% LED, fornecidos pela loja Grey House Iluminação. Os efeitos de balizadores no piso contribuem para a circulação interna na Litorina, além das fitas de LED aplicadas no forro e cortineiros que enfatizam o percurso do passeio.
“A iluminação participa em conjunto com os cenários da Serra do Mar de forma encantadora, onde a natureza transforma e compartilha dos efeitos luminotécnicos. O que torna a iluminação única e multifacetada”, ressalta a arquiteta Eliane Canhoto.
Os materiais utilizados para seguir a proposta do projeto foram os balizadores e spots de dicroicas, além das fitas de LED por todo o teto e também aplicadas atrás de Pietra Fina, um processo de corte que permite obter pedras com até cinco milímetros de espessura para destacar seus detalhes por meio da iluminação. A tecnologia do Led também oferece uma tonalidade que transmite conforto visual ao ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário