Seguidores

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Museu da Fotografia recebe exposições da Bienal de Curitiba 2015

Quatro exposições fotográficas da Bienal de Curitiba 2015 ocupam a partir do próximo domingo (4) o Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, no Solar do Barão. As exposições “Ablepsia”, do núcleo fotográfico da APAP-PR, “Segunda Infância”, de Nicole Lima, e os trabalhos dos fotógrafos Romie Pocztaruk e Jules Spinatsch estão relacionados ao tema da atual edição da bienal, “Luz do Mundo”.
Reflexões sobre a cegueira – Com base nessa temática, os trabalhos dos fotógrafos integrantes do núcleo de fotografia da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP-PR), fazem uma reflexão sobre a cegueira. Ablepsia é a falta ou perda de visão, “cegueira mental ou espiritual”. Considerando que a luz é condição para a existência da fotografia, os fotógrafos buscaram expressar em suas imagens um contraponto, mostrando que o excesso de luz pode gerar a cegueira.

O conjunto de imagens busca algo que normalmente não se vê e passa despercebido, busca uma realidade sensível, evidenciando contextos e visões de uma “cegueira visível” que a maioria das pessoas no seu dia-a-dia não enxerga. A exposição faz uma reflexão para aquilo que estamos olhando e o que estamos deixando de olhar.
O grupo é formado pelos artistas Aurélio Peluso, Christian Schönhofen, Daniel Rebello, Francisco Santos, Ian Lara, Lucia Biscaia, Luiz Guilherme Todeschi, Luiz Gustavo Vidal, Mathieu Bertrand, Mauricio Vieira, Regina Oleski, Sandra Carrillo e Vanessa Múrio. Para a mostra, o Núcleo de Fotografia da APAP contou com o apoio da Bienal Internacional de Curitiba 2015, da Caixa dos Advogados do Paraná e da OAB Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário