Seguidores

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Receita de panetone na panela vai surpreender muita gente neste Natal


Novidade foi criada pelo site de receitas Comida do Dia e pela indústria catarinense de cerâmicas refratárias e atóxicas Ceraflame

O panetone é um alimento que passa o ano inteiro despercebido, mas com a aproximação das festividades de final de ano, ele entra em cena com força total. Ótima opção para lanches e até mesmo para presentear no Natal, o panetone surgiu na cidade italiana de Milão, fruto de uma linda história de amor.


No século XV, um jovem italiano apaixonou-se pela filha de um padeiro, mas ele não era de conversa e não aceitou o namoro. Tentando dar um jeitinho na situação, o rapaz se disfarçou de ajudante de padeiro e criou uma receita de pão doce com frutas saborosas, de um tamanho fora do normal à época, que fez sucesso entre os clientes do estabelecimento. O jovem passou a dizer que o autor da receita foi o Toni, pai de sua amada. A partir disso, a padaria ficou cada vez mais movimentada, graças ao “pão de Toni”. De lá pra cá, o nome do pão doce mudou bastante até chegar a ser Panetone.
E para dar uma forcinha aos que querem preparar esta delicia em casa, de uma forma diferente e original, a Ceraflame, em parceria com o site de receitas Comida do Dia, desenvolveu uma receita inédita, que vai deixar muita gente com água na boca. O grande diferencial da preparação está na forma de servir. Para esta receita, foi utilizada uma caçarola da Ceraflame na cor Pomodoro, que tem tudo a ver com o Natal.

Ingredientes:

7 colheres (sopa) de água morna
50 g de fermento biológico
200 g de frutas secas
150 g de uvas-passas pretas
1/2 colher (chá) de essência de panetone
250 g de manteiga à temperatura ambiente
600 g de farinha de trigo
150 g de açúcar
1 pitada de sal
5 ovos
Raspas de 1 limão
Óleo para untar
1 gema para pincelar
Castanhas em lascas para decorar

Modo de preparo: Em uma tigela coloque o fermento, 1/2 xícara de farinha e a água morna. Misture bem e deixe descansar por 30 minutos. Em outra tigela separe a manteiga, a essência de panetone, as frutas e as uvas. Misture bem.Em outra tigela misture o açúcar, a farinha, as raspas do limão e o sal. Transfira para uma mesa limpa e seca. Forme um monte com um buraco no meio. No buraco coloque os ovos, a mistura de fermento, a água e a farinha feita anteriormente. Misture tudo com as mãos até formar uma massa lisa.Unte a mesa com óleo e a massa também. Com as mãos, abra a massa e coloque a mistura de manteiga com frutas feitas antes. Sove a massa e vá acrescentando farinha para dar ponto. O ponto é quando a massa não gruda mais nas mãos. Forme uma bola.Unte panela que possa ir a forno como essa da Ceraflame utilizada na receita. Forre as laterais com papel manteiga e acomode o panetone dentro da panela. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar dentro do forno desligado por 4 horas.Pincele o panetone com a gema, e cubra com as castanhas. Leve para assar em forno pré aquecido em 200 graus por 1 hora. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário