Seguidores

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Escola de Arquitetura e Design presta homenagem a Oscar Niemeyer

Ato em memória ao arquiteto ocorrerá durante aula inaugural

No dia 15 de dezembro durante a aula inaugural para os calouros da PUCPR, a Escola de Arquitetura e Design prestará homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, falecido ontem (dia 5/12) aos 104 anos. Coincidentemente, a data de 15 de dezembro marca o nascimento de um dos precursores da arquitetura brasileira. A homenagem ocorrerá no Museu Oscar Niemeyer às 9h e servirá para mostrar aos futuros arquitetos a importância da obra de Niemeyer para o Brasil e o mundo.
Oscar Niemeyer nasceu em 1907 no Rio de Janeiro. Em 1932 iniciou suas atividades como arquiteto no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Em 1950 foi publicado o livro "The Work of Ocar Niemeyer", em Nova York, que ajuda a torná-lo conhecido no exterior. Em 1956 foi convidado pelo então presidente Juscelino Kubitschek para projetar a nova capital do Brasil, Brasília, uma de suas mais icônicas obras.
Para o decano da Escola de Arquitetura e Design, Carlos Domingos Nigro, a importância de Niemeyer para a arquitetura mundial é inestimável: "Ele conseguiu espraiar a cultura brasileira, muito além da arquitetura, no exterior. Ele relacionou arte, humanismo e consciência social em sua obra, que é reconhecida e respeitada mundialmente. Ele deixa uma enorme contribuição para diversas escolas arquitetônicas por meio de suas criações. Não dá para falar em arquitetura sem falar em Oscar Niemeyer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário