Seguidores

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Dom Francisco Carlos assume a Diocese de São José dos Pinhais

A cerimônia de posse superou a expectativa de público presente


Sábado, 15 de dezembro, foi um dia de júbilo para a Diocese de São José dos Pinhais. Cerca de três mil pessoas, entre bispos, presbíteros, religiosas, diáconos, seminaristas, leigos e comunidade em geral participaram da cerimônia de posse do 2º Bispo Diocesano, Dom Francisco Carlos Bach. Não só a Catedral esteve cheia: grupos de fiéis das 35 paróquias dos 14 municípios que compõem a Diocese lotaram as cadeiras estrategicamente alojadas na Praça Oito de Janeiro, no centro de São José dos Pinhais.
Após a leitura do documento oficial do Papa Bento XVI, que em 03 de outubro remanejava o bispo de Toledo para São José dos Pinhais. Dom Moacyr José Vitti, arcebispo Metropolitano de Curitiba, transferiu o báculo (cajado) para o novo bispo de São José dos Pinhais.


O discurso de Dom Francisco foi emocionado. “É claro que tinha projetos pessoais, mas se Deus quis assim, continuo a seguir meu lema: ‘Nas tuas mãos Senhor’ eu entrego o meu espírito”, comenta o novo pastor. Ele fez questão de recordar do bispo antecessor. “Quando o Santo Padre me designou para assumir a Diocese, é inimaginável não lembrar-se Dom Ladislau. Vamos juntos fazer um momento de silêncio por ele, que lá de cima, olhará pelo meu bispado”.
Ainda durante o pronunciamento, Dom Francisco afirma que contará com as lideranças, que são as forças vivas dentro da Diocese. “Em primeiro lugar queremos promover, por diversos meios a evangelização. Depois precisamos mudar a forma de evangelizar, preservar a história da nossa igreja e valorizar ainda mais o trabalho de nossos leigos. Junto chegaremos lá”, discursa confiante.
Para padre Aleixo Wardzinski, que assumiu como administrador diocesano após a morte de Dom Ladislau em fevereiro de 2012, a igreja novamente tem um pai. “Há exatos dez meses nesta Catedral era velado o corpo do nosso querido Dom Ladislau Biernaski. A Diocese ficou como uma casa de filhos órfãos, mas, aos poucos, a Família Diocesana aprendia a conviver com suas carências e desafios e hoje estamos aqui celebrando a sua vinda. Seja muito bem-vindo Dom Francisco, esta é a sua casa!”, afirmou.
Apesar da tradicional cerimônia de posse, Dom Francisco quebrou alguns protocolos. Sua maneira afetuosa e carismática em convidar a comunidade católica e o clero para renovar o compromisso com a igreja arrancou sorrisos e expectativas. “O bispo trabalha pouco, quem trabalha são vocês. Portanto alegrem-se: temos muito trabalho! A igreja não é minha, é nossa”, finalizou o novo Bispo da Diocese de São José dos Pinhais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário