Seguidores

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Trajetória da Rainha do Papel é contada por jornalista curitibana

Obra será lançada no dia 8 no MON e contou com apoio da iniciativa privada através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura

“A viagem de Efigênia Rolim nas asas do Peixe Voador”, este é o título do livro que será lançado no dia 8 de dezembro, pela jornalista Dinah Ribas Pinheiro. O livro conta a história da artista popular Efigênia Rolim, conhecida como a Rainha do Papel, e que se transformou no símbolo da defensora do planeta, quando transforma em arte, tudo o que a sociedade de consumo descarta. O lançamento será na Sala das Esculturas, no Museu Oscar Niemeyer, das 10h30 às 17h. Paralelamente, uma exposição dos trabalhos da artista acontece nos dias 8 e 9 de novembro, no mesmo horário e local.
O projeto foi viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, com o incentivo das empresas BTG Hotéis, BTG Viagens e V. Weiss Logística e Transporte. Com opinião comum, os diretores das empresas apoiadoras declaram que transformar em arte o que a sociedade descarta como material sem utilidade é uma das principais iniciativas para um futuro sustentável e garante recursos naturais suficientes para sobrevivência no planeta e, consequentemente, para o turismo.
Efigênia iniciou seu trabalho artístico muito antes do que se denominou responsabilidade social e sustentabilidade. Ao utilizar material reciclável, ela confecciona trajes, bonecas e animais. Mas a Rainha do Papel vai além da elaboração desses objetos. Efigênia tem inúmeros livros de poesia, e é uma contadora de histórias, todas de sua autoria. Aos 81 anos, a alegre, a lúcida e bem humorada senhora, conta sua história no livro pelo olhar da jornalista Dinah Ribas Pinheiro, que fez um resgate minucioso da trajetória difícil, mas também poética de Efigênia. O livro resgata desde o período de sua infância humilde, momento em que teve o primeiro contato com a confecção de brinquedos de papel, devido às dificuldades financeiras da família, até os tempos atuais, passando pelo momento em que festejou seus 80 anos.
Dinah Ribas Pinheiro é jornalista, trabalhou em vários veículos da capital paranaense, foi assessora de Comunicação da Fundação Cultural de Curitiba e do Banco Regional de desenvolvimento do Extremo Sul. A pesquisadora Selma Sueli Teixeira lançou em 2007, o livro “Jornalismo Cultural Um Resgate” onde ela relata o Jornalismo feito nas décadas de 70 e 80 pelo olhar de quatro jornalistas, Dinah Ribas Pinheiro, Adélia Maria Lopes, Marilu Silveira e Rosirene Gemael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário