Seguidores

segunda-feira, 9 de março de 2015

DRINK COM SELFIE É DESTAQUE NO +55

Um drink acompanhado de foto de Polaroid é uma das novidades criadas pelo bartender Lukinhas Siqueira, que figuram um cardápio especial do bar +55. As criações são parte de uma ação do Cocktail Journey, etapa regional do Diageo World Class, maior campeonato de coquetelaria do mundo. Siqueira concorre com outros bartendes do Brasil a uma vaga para o Cocktail Journey.
“Foram selecionados os 100 melhores profissionais da coquetelaria em todo o país para concorrer às vagas do regional, e é um grande reconhecimento estar nesta lista”, conta Lukinhas Siqueira. Nesta etapa, ele precisou criar dois drinks que serão servidos no +55 até o dia 5 de abril, quando encerra a eliminatória. A partir do tema “A reinvenção dos spritzers”, Siqueira desenvolveu as bebidas a partir de um conceito chave: a comunicação.
Foi nas diferenças dos meios analógico e digital que surgiu a inspiração para suas criações. A palavra mais usada nas redes sociais em 2014 foi “selfie”, o registro pessoal e instantâneo que dominou a internet que influenciou a criação do Ketel One My Selfie. Lukinhas fotografa todos os clientes que pedem este drink com uma Polaroid. As imagens farão parte de um mural a ser exposto no fim do campeonato.
Ketel One My Selfie é preparado com vodka Ketel One Citroen, Shrub de amora, framboesa e blueberry, syrop de açúcar queimado e bitter de laranja, que sai por R$ 32. “Esta criação faz referência uma época áurea da coquetelaria”, explica o bartender, “representado no My Selfie com o uso do shrub (infusão de vinagre com fruta); toda tônica precisa de um cítrico, e eu usei o shrub para substituir o limão em um coquetel gaseificado. A gaseificação abre o aroma cítrico”.
Já o Tanqueray Ten Hermes (R$30) faz referência ao deus grego Hermes, senhor mensageiro e comunicador. Quem pede a bebida, recebe uma mensagem impressa de grandes pensadores, como Fernando Pessoa. “A bebida valoriza o toque floral do gim, aliado à rosa branca, um símbolo de paz”, comenta o criador. Na receita, Gin Tanqueray Ten, syrop de rosas brancas, chá de camomila, baunilha e mel, limão siciliano e espumante brut.
Até o fim da etapa, Lukinhas movimenta o bar para o sucesso da ação. “Os drinks são parte do trabalho, mas a atmosfera criada em torno destas bebidas é essencial para a participação no Cocktail Journey. A apresentação no serviço do Tanqueray Tem Hermes e do Ketel One My Selfie trazem conquistas que vão além do sabor, mas do envolvimento com a degustação de drinks”, finaliza o bartender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário