Seguidores

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A SUSTENTABILIDADE TEM QUE ESTAR NO DNA


A sustentabilidade sempre esteve presente nos projetos da Realiza Arquitetura, faz parte do DNA da empresa. Ainda quando eram estudantes, os sócios da Realiza Arquitetura Antonio Gonçalves e Frederico Carstens, já pensavam em como apresentar isso em seus projetos.

CASA VIVA

Junto com outros arquitetos eles criaram o Projeto Germer, o objetivo era conseguir interpretar a arquitetura como um agente indutor. E desse projeto nasceu a “A Casa Viva”, que é a união da biotecnologia, informática e nanotecnologia, e a partir disso, conseguir ter produtos vivos, nas construções. E essa será a sustentabilidade total.

A nanotecnologia já é possível hoje, ela permite que exista interação com as construções por revestimentos inteligentes que não necessitam de instalações eletroeletrônicas e pode ser comandadas com a voz ou pelo toque. Frederico Carstens, sócio diretor da Realiza Arquitetura explica como é possível usar alternativas nanotecnologicas, “Nanotintas inteligentes regulam a entrada e saída de calor, umidade e ar, aumentando o conforto e diminuindo o consumo energético. Nanotubos de carbono adicionados ao concreto aumentam sua resistência e flexibilidade permitindo novas estruturas esbeltas similares ao aço, ou ainda tornam o concreto translúcido como o vidro. Finalmente a integração entre a Nano, a Biogenética e a Informática, possibilitam hoje os primeiros esboços reais do que em 1985 chamamos de A Casa Viva”.SUSTENTABILIDADE NO PROJETOOs arquitetos da Realiza Arquitetura, estudam as condicionantes do terreno e da legislação, este é o primeiro passo para ter sustentabilidade no projeto. Passar do passivo ao ativo, é pensar no meio ambiente. È feita uma mediação do interno com o externo. Utilizar produtos vivos para não prejudicar a natureza, levando em conta as condições naturais, o trânsito e as construções vizinhas, é possível ser sustentável no início do projeto.As alternativas como, por exemplo, reaproveitamento da água da chuva, é feita quando não foi possível ter sustentabilidade no início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário