Seguidores

quinta-feira, 14 de junho de 2012

FNAC RECEBE TRIBUTO À MERCEDES SOSA


Uma das maiores cantoras argentinas ganha tributo nesta sexta-feira (15/6) no palco da Fnac, em formato de bate-papo musical. Mercedes Sosa, expoente do movimento Nueva Canción e ícone da música sul-americana, será homenageada na voz de Fernando Lara, a partir das 19h30, em uma parceria entre a Fnac com o Centro Cultural da Espanha. A entrada para o evento é franca.


Mercedes é muito conhecida por se tornar “a voz dos sem voz”, pois falava de liberdade nas suas músicas em épocas de ditaduras de países da América do Sul. Com forte influência do folclore argentino, ganhou o apelido de La Negra, por sua ascendência indígena. No fim dos anos 1970, foi exilada do país por suas ligações com movimentos de esquerda, mas isto não a impediu de continuar cantando a igualdade e o patriotismo. Voltou à Argentina em 1982, criticando o imperialismo e as desigualdades sociais. Sosa faleceu em 2009 em Buenos Aires, onde viveu pelas últimas décadas.
Suas canções ganham a interpretação do cantor Fernando Lara, na Fnac. Lara é professor no Centro Cultural da Espanha, que o convidou a preparar uma apresentação da vida de Sosa, com sua biografia, relatos e fotos embalados pelo trabalho da artista. “Mercedes foi muito forte na época das ditaduras, com sua forma artística e encantadora de protestar”, comenta Lara. O professor diz sentir uma ligação com a música latina, e interpretar Sosa é especial. “Ela é um ícone da música latina, é uma honra poder apresentar este trabalho tão bonito e emocionante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário