Seguidores

domingo, 12 de dezembro de 2010

Uma receita de chef para sua a Ceia de Natal

Chef Luciano Guimarães dá receita para incrementar sua ceia natalina


Festas de final de ano sempre evocam mesas fartas e pratos elaborados. Para abrilhantar ainda mais a sua Ceia de Natal, o chef Luciano Guimarães, do Hotel Bourbon Curitiba Convention Hotel, na capital paranaense, repassa a receita de um dos pratos que vai compor a ceia servida no empreendimento, o Chateaubriand de Mignon ao Grill com molho aspargo e pata negra. Um prato rápido, de fácil preparo e com sabor inigualável. O toque especial para que sua Ceia de Natal seja um sucesso.

Chateaubriand de Mignon ao Grill com molho de aspargo e pata negra

- 600 gramas de filé mignon
- 100 gramas de presunto pata negra
- 1 maço de aspargos frescos
- 1 colher de sobremesa de alho picado
- 100 ml de azeite
- 100 ml de vinho tinto demi sec
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Corte o centro do mignon e tempere com sal, pimenta do reino, alho picado e um pouco de vinho tinto. Deixe marinando por 30 minutos. Aqueça em uma frigideira metade do azeite e sele a carne em todos os lados, criando uma crosta. Retire da panela e leve ao forno com temperatura de 160° por 20minutos. Enquanto isso prepare o molho na mesma frigideira que utilizou para selar o mignon. Corte o presunto Parma em fatias finas e os frite levemente. Em seguida acrescente os aspargos previamente cozidos e o restante do vinho. Tempere com sal e pimenta a gosto, acrescentando uma folha de louro. Deixe que o molho reduza levemente seu volume. Retire o chateaubriand do forno, regue com o molho e sirva.

Curiosidades: O ato de marinar alimentos, ou seja, deixá-los descansando com o tempero, é um dos procedimentos mais antigos da história da alimentação. Há 5.000 anos era utilizado para conservar os alimentos. Hoje existem duas formas de marinados: os líquidos e os secos. É utilizado como forma de realçar o sabor dos alimentos. Seu uso pode amaciar, conferir sabor, adicionar ou retirar a umidade e preservar o alimento.
Sobre a Bourbon
Idealizado há 47 anos pelo empresário paranaense Alceu Vezozzo, a Bourbon Hotéis & Resorts é a melhor empresa 100% brasileira do segmento hoteleiro. Possui 11 empreendimentos – nove corporativos e dois resorts – espalhados, estrategicamente, pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, possui duas Unidades na categoria Resort, quatro na categoria Business, duas na Express, duas na Convention e uma em Residence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário