Seguidores

terça-feira, 21 de maio de 2013

Nas mãos certas

Para garantir um jardim bonito e saudável, é importante o auxílio de um profissional especializado em paisagismo

O desejo de ter um jardim em casa vai muito além de revolver a terra, adubar, jogar as sementes e regar. É necessário escolher a vegetação adequada ao clima, local e ao espaço que será elaborado o jardim, ao tipo de solo do terreno e outras situações que nem sempre são de conhecimento comum. Por isso, é importante procurar um profissional paisagista que elabore um projeto adequado ou que atue como consultor.
Rosângela Sabbag atua na área de paisagismo, e explica que um profissional especializado faz uma leitura técnica da área e do entorno, inserindo no projeto o que melhor se adequa às especificidades arquitetônicas do local, levando sempre em consideração o desejo e as necessidades do cliente. “O paisagista tem conhecimentos sobre botânica, solos, adubação, doenças comuns às plantas, dimensionamento e planejamento de espaços externos, por exemplo. Esses elementos permitem um resultado mais eficiente”, explica. Ela lembra ainda, que colocar o jardim nas mãos de um profissional qualificado, evita surpresas orçamentárias, tanto na execução quanto após a conclusão.
O momento ideal para que o paisagista inicie seu trabalho é quando o arquiteto está desenvolvendo o projeto da casa. De acordo com Rosângela, nesta etapa é mais fácil para os dois profissionais adaptarem suas ideias. “Eles podem encontrar a melhor opção técnica e estética para a obra. Se o trabalho de paisagismo for feito depois dos elementos já construídos, o trabalho pode se tornar inviável financeiramente e estruturalmente”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário