Seguidores

terça-feira, 21 de maio de 2013

Arte paranaense para crianças

O artista plástico e educador Luciano Buchmann lança nesta quarta-feira (22/05) mais dois livros da ‘Coleção Preparação’, uma série desenvolvida por ele para apresentar a crianças em idade escolar a obra de importantes artistas que atuaram no Paraná até os anos 70 e cujo trabalho faz parte dos acervos dos principais museus paranaenses. Os novos volumes são dedicados às pintoras Helena Wong e Leonor Botteri. O lançamento será às 19h30 no restaurante Aldeia do Beto (rua Prof. Brandão 678), onde também estarão expostas algumas das ilustrações de Luciano Buchmann feitas para a coleção.


Iniciada em 2001, a ‘Coleção Preparação’ já conta com sete títulos. Os primeiros abordam a obra de Alfredo Andersen, Guido Viaro, João Turin e Miguel Bakun, além do volume inicial, ‘Entendendo Museus’.
“Os diálogos propostos por Luciano mostram que é possível fazer mediação sem subjugar-se a orientações que enfatizam aspectos formais e historicistas da arte, que proporcionam mais a identificação de vocabulários do que a compreensão estética. É uma mediação que convida o leitor a entrar no mundo das artes visuais, mais especificamente, no mundo dos museus de Curitiba, para que ele possa experienciar, de modo realmente significativo, seus encontros estéticos”, escreve Maria Helena Wagner Rossi, professora da Universidade de Caxias do Sul, estudiosa da área e autora do livro ‘Imagens que Falam’ (editora Mediação, 2003).
As edições dos livros ‘Helena Wong – Além do Sonho’ e ‘Botteri – Bem Te Vi’ foram viabilizadas através da Lei Municipal de incentivo à Cultura de Curitiba, tendo como incentivadores Positivo, Aroeira, Latam e JCP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário