Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2013

JORGE AMADO EM QUADRINHO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Cena HQ traz a leitura do romance Jubiabá adaptado pelo ilustrador Spacca


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima quarta-feira (5), pelo projeto Cena HQ, a leitura do quadrinho “Jubiabá”, do ilustrador paulistano Spacca, adaptado da obra homônima de Jorge Amado. A sessão tem a direção de Ana Rosa Tezza e o elenco é formado por Val Sales, Cleber Borges e Marcelo Rodrigues.
Jubiabá foi o quarto livro de Jorge Amado, escrito em 1934, quando ele tinha apenas 22 anos. O protagonista é Antônio Balduíno, menino pobre nascido no morro do Capa-Negro, em Salvador. O romance passa pelas diferentes fases de sua vida, de menino pobre, que vivia nas ruas cometendo pequenos delitos, a artista de circo e estivador. Qualificado de magnífico por Albert Camus, “Jubiabá” foi adaptado para o cinema, o teatro, o rádio e a televisão, e ganha agora uma versão em quadrinhos por Spacca, um dos maiores artistas dos quadrinhos nacionais.
Para contar essas aventuras, o cartunista usou todo o seu poder de síntese: tanto as imagens quanto o texto são altamente informativos. Além de estudar profundamente o romance, o artista se baseou num extenso material sobre a Salvador de antigamente: livros de arte, de fotos, mapas e também outras obras de Jorge Amado. O trabalho todo levou cerca de um ano e meio: seis meses para a pesquisa, a roteirização e o desenvolvimento das personagens, e um ano para o desenho e a colorização.
A HQ procurou captar tudo isso, mesclando a Bahia histórica dos anos 1920/30 com a Bahia de Jorge, mitológica e atemporal. Como resultado dessa empreitada, o leitor tem nas mãos uma obra fiel ao romance de Jorge Amado, mas perfeitamente adaptada ao ritmo ágil das histórias em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário