Seguidores

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tabanca do Portuga traz a Curitiba cozinhas africana e portuguesa

Pratos típicos da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e da Ilha da Madeira fazem parte do cardápio do novo restaurante, que terá sua pré-inauguração na capital na próxima sexta-feira (30) e sábado (1º)
A cena gastronômica curitibana ganha, nos próximos dias, um restaurante especializado no preparo de comida tradicional africana e portuguesa. Pratos como a cachupa, feijoada de marisco, peixe ou frango na mancara, espetada e papa de cogumelos são algumas das especialidades que farão parte do cardápio da Tabanca do Portuga. O restaurante, instalado no Alto da XV, terá sua pré-inauguração nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Na oportunidade, o humorista Marcos Aguena, o Japa, fará apresentação de stand-up para os convidados. Presença confirmada também da ex-malandrinha e artista da Praça é Nossa Elen Pinheiro.
Quebrar os estereótipos em relação à cozinha portuguesa e apresentar a marcante culinária africana é a expectativa do empresário Márcio Câmara, que por 20 anos morou entre o Brasil e Europa. "Quando falamos da África, geralmente associamos à pobreza e à fome, mas o continente tem uma cozinha extremamente rica, que influenciou e foi influenciada por outras culturas, mas manteve uma essência artesanal de preparo" revela Câmara (ou Portuga, como é conhecido entre os amigos). Em relação à culinária lusitana, o empresário destaca que "nosso cardápio vai mostrar que comida portuguesa vai muito além da bacalhoada e tem tudo para cair no gosto do brasileiro", aposta o empresário.
Muito embora faltem referenciais quando o assunto é cozinha africana, vários ingredientes conhecidos por aqui são utilizados no preparo de seus pratos. O feijão, o grão de bico, a mandioca, o leite de coco, o azeite-de-dendê, o amendoim, farinha de milho, o couscous, o gengibre, as pimentas, o açúcar mascavo, o leite condensado, a folha de bananeira, o quiabo, a manga e o mamão são alguns dos exemplos de ingredientes comumente usados por lá. "Muitos dos ingredientes usaremos daqui, mas alguns serão trazidos de lá", explica Câmara.
Inspirada nas tabancas (tendas no idioma crioulo), a área externa terá duas grandes tendas cobertas de palha. No interior, máscaras, esculturas e adereços africanos multicoloridos, além de camisas de times portugueses fazem parte da decoração do restaurante Tabanca do Portuga, que vai contar com uma equipe de profissionais trazidos dos países nos quais se inspira. "Outro diferencial são os pratos preparados no forno à lenha, instalado na área externa e ainda um tanque de peixe, que vai fornecer pescados frescos para cozinha", conta o empresário. O tanque, de sete mil litros e capacidade para 300kg de peixe, segue normas de oxigenação e temperatura evitando que o ambiente seja estressante para os peixes.
Com capacidade para atender cerca de 300 pessoas - 100 em área fechada e 200 na área externa -, a Tabanca do Portuga vai atender de segunda a segunda, com almoço executivo servido no fogão à lenha, café colonial no período da tarde e jantar à la carte. Na carta de vinhos, a casa vai oferecer rótulos de Portugal, África do Sul e Espanha.

Um comentário:

  1. Esse Márcio câmara,na foto é um tremendo golpista,fui lesado por ele! acabou com minha vida!!!

    ResponderExcluir