O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, posicionou-se totalmente favorável ao protesto que a classe médica realiza hoje em todo o Paraná e no país, contra os abusos dos planos de saúde.
“Mesmo com a paralisação por um dia no atendimento aos pacientes, apoio o protesto pois ele defende não somente os direitos dos médicos, mas também os do consumidor, que acaba tendo que pagar por exames e internações que estão cobertos pelo seu contrato mas muitas vezes os planos se recusam a aprovar”, afirma Ney.
O protesto dos médicos visa chamar a atenção da população e dos planos de saúde para a defasagem dos honorários que os médicos recebem, a interferência na autonomia profissional dos médicos (quando os planos dificultam ou impedem a realização de exames, internações ou procedimentos) e a regularização dos contratos com as operadoras, tornando claras as cláusulas de reajuste anual dos honorários.
Segundo dirigentes da Associação Médica e do Conselho Regional de Medicina do Paraná, as negociações não avançam por falta de diálogo e disposição das operadoras.
Para Leprevost, é urgente que o impasse seja revisto e acompanhado pela ANS e o Ministério Público, sob pena de recair novamente nos ombros do consumidor o ônus.
“Os pacientes pagam uma fortuna aos planos, têm seus exames negados e são forçados a recorrer ao SUS, os médicos recebem uma ninharia por uma consulta e os planos nadam em dinheiro. Algo está muito errado e só quem não quer ver são os próprios planos de saúde”, finaliza Ney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário