Seguidores

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Gazeta do Povo e RPC TV conquistam prêmio internacional

Prê­­­mio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo foi entregue para Série Diários Secretos

A Gazeta do Povo e a RPC TV conquistaram o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo, com a série de reportagens Diários Secretos, que revelou um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná. Promovida pelo Instituto de Prensa y Sociedad (IPYS) y Transparencia Internacional, a premiação mais importante do gênero na América Latina foi realizada no último sábado (3), no Equador.
Katia Brembatti, James Alberti e Gabriel Tabatcheik receberam o prêmio de 1.º lugar.
Os jornalistas Karlos Kohlbach, Katia Brembatti, James Alberti e Gabriel Tabatcheik realizaram uma apuração de dois anos, em que catalogaram informações de 724 diários oficiais da Assembleia publicados entre 1998 e 2009. O levantamento desvendou um esquema de desvio de dinheiro da As­­sembleia Legislativa do Paraná. De acordo com o Ministério Público (MP), mais de R$ 100 milhões foram desviados dos cofres públicos.
Este trabalho investigativo resultou na série de reportagens Diários Secretos, que conquistou prêmios importantes nacionalmente. Venceu a principal categoria do Prêmio Esso 2010, a mais importante premiação do jornalismo no Brasil e conquistou ainda o Prêmio Embratel/Tim Lopes de Jornalismo.
Dos 183 trabalhos inscritos no Prêmio, 17 foram finalistas. Para Sandra Gonçalves, diretora de Redação da Gazeta do Povo, a conquista de mais um prêmio, desta vez, internacional, mostra a força dos Diários Secretos, que rompeu uma barreira, já que concorreu com trabalhos, em sua maioria, na língua espanhola. “Vale ainda comentar um ponto destacado pelos jurados, que os Diários Secretos trazem a combinação da reportagem clássica – com textos bem escritos e consistentes, com a aposta em novos métodos de jornalismo investigativo”, diz.
“Além do reconhecimento pelo trabalho notável destes quatro jornalistas, esta premiação tem outro ponto importante, o de se tornar um estímulo para gente continuar investindo no jornalismo investigativo, na fiscalização do poder público e na produção de reportagens relevantes para a sociedade”, comenta Eduardo Abilhoa, chefe de Produção da RPC TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário