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quarta-feira, 1 de junho de 2011

Whoopies prometem dominar as delicatessen

Os tabloides ingleses dizem que os cupcakes darão lugar aos whoopies: Para as sócias-proprietárias da curitibana Cupcake Company, Caroline e Ignez Strobel, os whoopies, em alta na Europa e nos Estados Unidos, devem conviver em harmonia com os bolinhos de cobertura de sabores diversos. “Nas lojas que visitamos em Londres e Nova York existem os dois. Acredito que há espaço para ambos, e tanto um como outro são produtos que permitem uma grande variedade de sabores, além de serem muito gostosos e práticos”, explica Caroline. A empresa é pioneira no Paraná na comercialização dos produtos.
De acordo com Caroline, não há uma definição única sobre o que são os whoopies. “Eles são parecidos com o bolo, só que ficam mais crocantes porque a massa é mais baixa. Têm o formato semelhante ao de uma pequena torta, permitindo diversas combinações de recheios”, descreve. Os whoopies são tradicionalmente feitos pelos colonos Amish da Pensilvânia, nos Estados Unidos. “No início, elas eram o resultado da sobra da massa de bolo das donas-de-casa”, conta Caroline.
Originalmente, o whoopie é feito com massa de chocolate e recheio de creme de marshmallow. “Nos Estados Unidos, também é comum o Red Velvet, com massa vermelha e recheio de creme de manteiga”, exemplifica Caroline. A sócia-proprietária da Cupcake Company diz que a empresa resolveu dar uma “abrasileirada” nos sabores. “Fazemos doces com massa baunilha e recheio de brigadeiro rosa, e com massa de chocolate e recheio de menta ou avelã”, relaciona.
A versatilidade, a praticidade e o capricho no preparo dos cupcakes e whoopies são, na opinião de Caroline, os fatores que explicam a aceitação, tanto dos cupcakes, quanto dos whoopies. “Antigamente as pessoas compravam um bolo e ficavam limitadas a um sabor. Por serem porções individuais, estes doces oferecem opções de escolha e as pessoas gostam disso”, destaca.
Assim como os cupcakes, Caroline acredita que os whoopies serão bastante solicitados para eventos sociais, desde festas de crianças, casamentos e coquetéis. “Eles combinam muito com as monoporções, estas bastante requisitadas para os eventos, pois, não exigem mesa e talheres para consumo”, justifica.
Na Cupcake Company, os whoopies são embalados em saquinhos, para pequenas porções. Para porções até oito unidades, para presente, os doces são entregues em uma caixa. A empresa vende os whoopies a R$ 4,00 a unidade, sem personalização, e aceita encomendas. Estas devem ser feitas com até dois dias úteis de antecedência.

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