Objetivos do evento que será realizado na capital do estado mais agrícola do país foram apresentados durante café da manhã na Fazenda da UFPR
|
Café da manhã na Fazenda marcou lançamento oficial do IV Agronegócio Brasil |
A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná - Curitiba (AEAPR-Curitiba) promoveu nesta terça-feira (9), um café da manhã no Centro de Estação Experimental do Canguiri, espaço conhecido como a Fazenda da UFPR, para apresentar o local que vai sediar o IV Agronegócio Brasil - Ciência, Tecnologia, Inovação e Ética, de 23 a 25 de novembro. Na oportunidade, os organizadores apresentaram o formato do evento, que se tornou um Portal composto de feira técnica e também de eventos técnico-científicos. O objetivo é a geração de negócios, aproximação dos profissionais das ciências agrárias e a discussão de temas visando a sustentabilidade do agronegócio.
|
Formato do evento foi apresentado pelo presidente da FEAP, Luiz Lucchesi
|
Localizada em Pinhais, a Estação Experimental do Canguiri é um centro de atividades didáticas e de pesquisa, ligado ao Setor de Ciências Agrárias da UFPR. Pela estrutura que oferece à pesquisa em áreas de olericultura, floricultura, criação de animais e de florestas nativas, o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAP), Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, destacou que o Centro Experimental do Canguiri é um espaço ideal à realização do Portal Agronegócio Brasil. "Como está inserido na bacia Alto Iguaçu, um complexo de grande importância estratégica do ponto de vista ambiental e socioeconômico, por onde passa a água que abastece Curitiba, nosso desafio no Agronegócio Brasil é mostrar que é possível produzir de forma sustentável, sem contaminar a água que bebemos", destacou Lucchesi.
|
Participantes conheceram os objetivos do Portal Agronegócio |
Representando o governador Beto Richa no lançamento, o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, elogiou a realização do IV Agronegócio Brasil. "Belíssima iniciativa da AEAPR-Curitiba em realizar este evento. Temos em Curitiba e região uma agricultura de qualidade e isso torna o Portal Agronegócio um fórum importantíssimo de discussão de alto nível. É preciso apostar em agricultura científica e tecnologia para manter o Paraná como um estado de vanguarda", destacou Dalberto.
|
Presidente do Iapar, Florindo Dalberto, destacou importância do evento
|
Aliás, sustentabilidade é palavra-chave que norteia a programação técnico-científica do Portal Agronegócio Brasil. O evento vai abrigar o XII Seminário Brasileiro de Produção Integrada (PI Brasil), evento promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), IV Simpósio Nacional sobre Agronegócio e Segurança Alimentar, organizado pela AEAPR-Curitiba e V Dia de Campo de Olericultura Orgânica, evento de extensão universitária, promovido em conjunto pelo Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da UFPR e EMATER-PR. A partir deste ano, os eventos tem o apoio de realização do Setor de Ciências Agrárias e passam a fazer parte do Calendário da UFPR.
|
Diretor Valdir Bello detalhou programação técnica-científica e apoiadores
|
Outra novidade apresentada pelos organizadores é o convênio firmado com o Governo do Estado e sindicatos rurais da região, para facilitar a visitação ao Portal Agronegócio Brasil pelos agricultores. "Esta parceria vai permitir oferecer ônibus para o transporte de produtores rurais, em localidades que estejam a um raio de 200 km de Curitiba", explica o diretor da feira, Valdir Bello. Ele explica que o público visitante, formado por produtores, profissionais das ciências agrárias, universidades, prestadores de serviços e gestores do agronegócio deve compor um mix de boa visibilidade para os expositores. O Portal Agronegócio Brasil vai contar com uma área de exposição de 5.000 metros quadrados e capacidade para abrigar mais de 100 expositores, em lotes ao ar livre e também em área coberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário