Alunos de gastronomia têm aula especial para aprender mais sobre vinhos com o consultor e especialista Jorge Ferlin
No último dia 1º de março, alunos do curso superior de tecnologia em gastronomia da Universidade Positivo estiveram no Durski International Cuisine para uma aula prática sobre vinhos. Parceiros do curso, os restaurantes Durski e Madero, do chef Junior Durski, sempre estão à disposição dos alunos e a aula foi ministrada pelo consultor de vinhos Jorge Ferlin, que atua nos restaurantes desde 2008.
Durante uma manhã inteira, o consultor falou sobre vinhos em geral em uma aula bastante esclarecedora. A aula foi introduzida pelo coordenador do curso, Dario Luiz Dias Paixão e acompanhada pela professora da disciplina de enologia, Tháys Ferrão. Ferlin deixou os alunos bastante à vontade para perguntarem o que quisessem. “O curso de Gastronomia exige um bom conhecimento sobre vinhos”, ressaltou Ferlin ao início da aula. Segundo ele, de nada adianta tornar-se um grande chef, elaborar pratos fantásticos e não saber harmonizá-los, “pois o vinho é a melhor bebida para acompanhar uma refeição e, se não souber com que tipo de vinho seu prato combina, corre o risco de estragar o que deveria ser uma grande momento de prazer à mesa”- afirma o consultor.
Durante suas explicações, o consultor falou sobre as características do vinho, sobre seus benefícios à saúde e sobre sua complexidade. Esclareceu sobre os tipos de uva utilizados na elaboração de cada vinho como Carmenère, Malbec, Tanah, Syrah, Cabernet, Pinot Noir e Chardonnay, explicando de quais regiões são originadas e quais suas características mais marcantes. Além disso, deu dicas de como conceber uma boa carta de vinhos.
O Durski International Cuisine é, sem dúvida, o local mais propício para uma aula prática sobre vinhos. Com quase 2 mil rótulos, recebeu o prêmio pela sua carta, reconhecida como a melhor do Brasil pelo Guia 4 Rodas 2011. Os alunos também conheceram as instalações do restaurante como a cozinha, a padaria própria, a produção de carnes, o setor de sobremesas e, é claro, a adega. Ao final, tiveram a oportunidade de degustar dois rótulos: o espumante Vilaggio Grando 1993 e o vinho URBANuco Malbec Tempranillo 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário