Seguidores

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vereadores lamentam morte de Affonso Camargo

Os vereadores da Câmara de Curitiba lamentam a morte do ex-senador, deputado federal e ministro Affonso Alves de Camargo Neto, ocorrida na manhã desta quinta-feira (24). Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná, ocupou vários cargos políticos e administrativos. Autor da lei que criou o vale-transporte, Affonso Camargo nasceu em Curitiba e herdou o nome do avô Afonso Alves de Camargo, que foi presidente (equivalente a governador) do Paraná de 1916 a 1920. Iniciou sua carreira em 1964, como vice-governador (no primeiro mandato de Ney Braga). Entre 1979 e 1987, foi senador da República. Eleito quatro vezes deputado federal, em 1989 candidatou-se à Presidência da República pelo PTB, a primeira eleição presidencial com voto direto após o fim do regime militar.
Na administração estadual, Affonso Camargo foi ainda duas vezes secretário, da Justiça e da Fazenda. Foi presidente do Banco do Estado do Paraná (Banestado) e diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Paraná. Na década de 80, foi indicado por José Sarney para assumir o Ministério dos Transportes e, durante a gestão do ex-presidente Fernando Collor, foi ministro das Comunicações e novamente dos Transportes.
O governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci decretaram luto de três dias. Para o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), o Paraná perde um de seus grandes políticos. “Affonso Camargo ajudou a construir o estado física e politicamente”, disse o vereador, lembrando dos cargos relevantes que ele ocupou em todas as esferas da administração pública, notabilizando-se como o “pai do vale-transporte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário