Seguidores

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ABACH REALIZARÁ EXPOSIÇÃO PARABÉNS SÃO PAULO - NO ESPAÇO CLÓVIS GRACIANO

A ABACH em parceria com o Novotel Jaraguá São Paulo Conventions, inicia o ano com a exposição PARABÉNS SÃO PAULO, uma homenagem aos 456 anos da cidade, no Espaço Cultural Clóvis Graciano.
A ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA – ABACH tem como principais propósitos promover a arte, incentivar novos talentos, organizar exposições e abrir espaço para a divulgação da cultura e da história brasileira. A ABACH está sob a direção de Samir Chelala e coordenação de Waldireni Morais Chelala. Desde a sua fundação entre as décadas de 50 e 60, a ABACH participou de inúmeras ações e eventos que exaltam e valorizam os atributos de nossa história como o tombamento e restauração da Casa de Marechal Deodoro (em Alagoas), organizou a solenidade do Bicentenário do nascimento de Dom Pedro I, a leitura de documentos históricos no Museu da Casa Brasileira, exposição na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano e uma visita à Imperial Fazenda Morro Azul (em Iracemápolis, Limeira). A ABACH também desenvolveu trabalhos em outros países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Portugal.
Um dos mais recentes projetos da ABACH foi a restauração de um casarão de 1.813, situada em fazenda, pertencente ao então regente do império Padre António Feijó, através de verba obtida junto à iniciativa privada, com base na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Um dos destaques da fazenda é a capela dedicada à Santa Clara, toda pintada com afrescos inspirados em capelas do século XIX, pelas mãos do artista plástico Carlos Machado, cuja obra também compõe o teto do salão térreo do casarão. O projeto de restauração tem a assinatura da arquiteta Mariana Cecchini e do paisagista Cláudio Perissinoto. O casarão de decoração clássica e tradicional da São Paulo no fim do século XIX, influenciada pelos costumes ingleses fica no bairro do Morumbi, em São Paulo, onde a ABACH montou sua sede (Av. Morumbi, 5.594 – entre a Ponte Morumbi e o Palácio do Governo). O belíssimo casarão abriga exposições permanentes com obras de seu acervo, exposições temporárias, realiza eventos e ainda possui um espaço gastronômico com cozinha internacional. Maiores informações www.casadafazenda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário