Seguidores

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Mostra apresenta obras-primas do cinema expressionista alemão

Filmes de Fritz Lang, F. W. Murnau e Robert Wiene dão um panorama sobre um dos movimentos cinematográficos mais influentes da história do cinema

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta de 25 a 27 de fevereiro, às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), a mostra “Obras-primas do Cinema Expressionista Alemão”. A entrada é gratuita.
O cinema expressionista surgiu no início da década de 1920, na Alemanha, e revolucionou a estética cinematográfica vigente com filmes que se destacavam pelo trabalho criativo da fotografia, em preto e branco de alto contraste, com o uso de cenografia estilizada e da interpretação dos atores fora dos padrões naturalistas. As obras apresentam uma visão sombria da vida, com personagens atormentados e grotescos em histórias que exploram o sobrenatural, o terror e a criminalidade. Sua influência afetou diversas cinematografias e ainda é muito presente no cinema contemporâneo.
O longa "Nosferatu - Uma Sinfonia de Horror" é a primeira adaptação para o cinema do livro "Drácula", de Bram Stoker, cujo título foi alterado por questões de direitos autorais. "M, O Vampiro de Dusseldorf" foi inspirado na história real de um serial killer alemão e "O Gabinete do Dr. Caligari" é o filme que tornou o movimento conhecido mundialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário