Seguidores

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Arquitetura faz milagres em apartamentos conjugados


Com o alto valor dos imóveis é cada vez mais comum estudantes, jovens casais ou mesmo solteiros optarem pelos apartamentos conjugados, que trazem em um espaço de aproximadamente 50 metros quadrados uma pequena cozinha, sala, quarto e banheiro. O grande segredo é como tornar um espaço pequeno confortável e bonito ao mesmo tempo. Para isso, a ajuda de um profissional é fundamental.
Segundo a arquiteta Luciana Hara, o desafio é trabalhar a integração do ambiente e, ao mesmo tempo, a privacidade, já que não há espaço para o quartinho da bagunça. “Aproveitar cada centímetro sem atrapalhar a passagem é essencial e a marcenaria ajuda a manter os objetos em ordem e guardados”, explica. Os puxadores embutidos, por exemplo, parecem um detalhe, mas já dão leveza ao ambiente e deixam o móvel mais enxuto.
Antes de criar o projeto, é preciso conhecer bem o estilo de vida do cliente, o que ele gosta e quer fazer dentro de casa, se tem hábitos mais caseiros ou gosta de receber amigos e familiares. No projeto da foto, por exemplo, o desafio foi criar um ambiente acolhedor e funcional em um espaço de 55 metros quadrados para um casal de meia idade que vem a Curitiba apenas nos finais de semana. “Uso de espelhos, cores claras nas paredes e piso e uniformidade de materiais são algumas dicas para dar a sensação de amplitude. Objetos decorativos, quadros e vegetação dão vida ao ambiente”, afirma Luciana. No projeto, a bancada da cozinha em ilha, teve continuidade com a mesa de jantar em vidro, integrando os espaços.
“Hoje, é tendência viver em espaços cada vez mais reduzidos. Porém, isso não é sinônimo de desconforto. É possível sim, criar apartamentos completos e bem equipados, por isso o papel do arquiteto é tão importante”, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário