Seguidores

sexta-feira, 8 de março de 2013

Ousadia de Mulher


Professora de exatas estreia nos palcos do FTC interpretando Medéia

Aos 60 anos, a professora aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que trabalhava nos cursos de informática e engenharia civil, mecânica e elétrica, Wanda Camargo, estreia nos palcos do Festival de Teatro de Curitiba (FTC). Na peça "Uno", ela representa trechos da personagem Medéia, do dramaturgo grego Eurípedes.
Wanda conta que desde menina já se interessava muito por cultura e atuava em peças teatrais no colégio em que estudava, mas, por conta da vocação e o gosto pela matemática, acabou se afastando dos palcos. Porém, o interesse pelo tema continuou latente. "Eu leio muito, praticamente tanto quanto um professor de literatura, e isso auxiliou a carreira docente", destaca a professora, que atualmente trabalha na UniBrasil.
Para ela, a estreia no FTC é um grande desafio - ainda mais por representar uma personagem forte como Medéia. "Eu procuro encontrar a Medéia dentro de mim, seu interesse pela ciência e sua luta pela igualdade entre homens e mulheres. Embora há 2,5 mil anos a desigualdade fosse muito maior, ainda hoje mulheres lutam por salários compatíveis aos dos homens", diz.
A personagem foi considerada feiticeira pelos seus conhecimentos científicos, certamente dominaria pelo menos química e fisiologia, exerceria um certo poder, e pode ser compreendida, apesar dos excessos cometidos, no âmbito das experiências profissionais femininas. Como coordenadora ou chefe do departamento de Informática da UFPR, Wanda exerceu durante muito tempo um cargo de liderança em um ambiente essencialmente masculino. Para a professora, suas experiências profissionais foram, de certa forma, desafios que teve de enfrentar durante a vida, o que a estimula a encarar mais este, na pele da bruxa, nos palcos do festival de teatro mais popular do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário