Mundos, costumes, hábitos totalmente diferentes aos que estamos acostumados. A viagem para Marrocos começa por Casablanca, do Clássico filme com mesmo nome. Os marroquinos não dão valor ao filme pois falam que foi inteiramente filmado nos estúdios nos Estados Unidos. A tradicional parada na fachada do bar Dick, ambientação do filme foi solicitada pelos turistas.
Escutamos muito falar nas Medinas, mas o que seriam? São as cidades que se encontram dentro de muradas. Muitas com circulação apenas de pessoas, burros e motocicletas. Estes convivem num "atencioso" gritado constantemente. Ficamos em um hotel no centro de Casablanca, estranhamos um pouco, chegava até a dar medo, não saímos por este motivo. No dia seguinte entramos numa Medina e lá passeamos por algum tempo. Tudo empoeirado, muita bugiganga. O povo é muito simpático! Descobrimos que pechinchar era fácil, os marroquinas baixam os preços até a metade do que pedem inicialmente.
A excursão levou-nos a Rabat, capital e Fés inicialmente. Muitas ruínas pelos caminhos e histórias. Mercados semanais acontecem nas vilas rurais, onde tudo acontece: casamentos, trocas de mercadorias, vendas, encontros, etc. É um local murado como se fosse um centro de exposições.
Ao chegarmos em Marrakech a surpresa foi total, todos imóveis são pintados obrigatóriamente de uma cor de tijolo. A cidade toda, todos os prédios, casas, etc, são marrons. Vimos os camêlos prontos para passeios, o palmeiral e a praça. Ah! A praça... Uma mistura total de coisas, uma bagunça. Tudo indicava que estávamos na época medieval. Impressionante!
Mulheres muçulmanas, com rostos cobertos, homens com um aspecto de sujos, tal qual percebemos nas tabernas dos antigos filmes medievais.
Ouarzazate, deserto, viajamos uns 250 quilômetros para chegar lá! A paisagem é de filmes de Bang-Bang, um deserto árido com muitas pedras. Ruínas de Kasbahs, também nas cores de tijolo se estendiam pelas estradas. Lembrete de alguns filmes como Indiana Jones, Gladiador, etc, os quais foram filmados lá. Passeamos por um estúdio da Universal e constatamos vários cenários, muito lindo tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário