Seguidores

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Emoção, recordações e homenagens na primeira noite da Conferência


Com a apresentação do espetáculo de teatro “Liberdade, um sonho intenso” foi aberta a XXI Conferência Nacional dos Advogados, na noite deste domingo (20) no Teatro Positivo em Curitiba. A abertura começou com a exibição de um vídeo onde foi lembrada a 7ª Conferência Nacional dos Advogados, realizada em Curitiba em 1978, no Teatro Guaíra, e que marcou o início da luta institucional pelo fim da ditadura no Brasil. Na sequência, a história do país e das lutas pelos direitos de liberdade foi resgatada no espetáculo composto por canções conhecidas da música popular brasileira, muitas cantadas e acompanhadas pelo público presente. A encenação começa com a fuga de um negro escravo, passando pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil, os períodos de repressão no Estado Novo e na Ditadura Militar até os tempos atuais. A peça foi baseado na obra original do ex-presidente nacional da OAB e atual presidente da Comissão de Relações Internacionais da entidade Cezar Britto. O elenco, por ordem alfabética, foi composto por atores de Curitiba: Daniel Siwek, Danilo Avelleda, Gilmar Rodrigues, Kátia Drumond, Iria Braga, José Plinio Taques e Zeca Cenovicz.
Ao término da apresentação do espetáculo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, convidou toda diretoria do Conselho Federal , o presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, e os ex-presidentes do Conselho Federal para acompanhar a entrega de medalhas para os homenageados. O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb foi a primeiro a entregar a medalha para o ex-presidente da Seccional, Eduardo Rocha Virmond. Glomb lembrou que há 33 anos a coragem de Virmond foi reconhecida pelo público presente à Conferência e pelas ruas. “A resistência contra as violações dos direitos do homem continua, é uma luta de todos os dias. Esta é uma homenagem que lhe prestam todos os advogados do Brasil”, disse Glomb.
O ex-presidente da Seccional, lembrou que somos brasileiros e os brasileiros não desistem. “Precisamos continuar nossa luta a favor da liberdade. A Ordem é indestrutível e tem a tarefa eterna de lutas pela liberdade”. destacou Virmond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário