Seguidores

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PALMEIRAS SÃO DESTAQUE NO PAISAGISMO DO SHOPPING CRYSTAL PLAZA

Plantas de cerca de 40 anos recebem cuidados especiais
Nos anos 90, quando o Shopping Crystal Plaza em Curitiba foi idealizado, os responsáveis pelo seu projeto arquitetônico quiseram criar um ambiente que representasse o brilho do cristal e mostrasse a luz do sol e a beleza da lua. O resultado foram linhas arquitetônicas que fluem a luminosidade natural e permitem o diálogo com a área externa, o que oferece uma sensação de liberdade e bem-estar. Foi justamente a concepção desta estrutura que favoreceu o desenvolvimento do projeto de paisagismo interno do Shopping, que hoje contempla três palmeiras da espécie livistona chinensis, com cerca de 40 anos de idade. “As palmeiras são a nossa marca registrada”, comenta a gerente de Marketing do Shopping Crystal Plaza, Lylian Vargas. Segundo ela, os clientes contam que “ao passearem entre as palmeiras, sentem-se como se estivessem no jardim de sua própria casa”. “Nenhum outro lugar de Curitiba possui palmeiras tão vistosas em um ambiente fechado”, comenta Rosimeri Terezinha Martins, da empresa Estética de Jardins, responsável pela manutenção das palmeiras. É em setembro, com a chegada da Primavera, que as palmeiras do Shopping Crystal Plaza apresentam o auge de sua beleza. Graças ao projeto arquitetônico do Shopping, as palmeiras recebem iluminação natural, têm espaço para crescer e apresentam temperatura e ventilação adequadas, pois estão próximas às portas de entrada do Shopping. As plantas estão enraizadas em vasos de dois metros de profundidade, que ficam subterrâneos. Hoje, sua altura chega a cerca de oito metros. “É raro encontrar plantas como estas frutificando e crescendo fora do seu ambiente natural”, diz Rosemeri.
De acordo a especialista, a manutenção técnica é feita com produtos orgânicos, devido à grande circulação de pessoas. A fórmula para conservar as plantas saudáveis e bonitas é simples. “As palmeiras recebem todos os dias água diretamente pela raiz por meio de tubos instalados no interior de cada vaso. Adubos para raizes e folhas são aplicados a cada 15 dias. A cada seis meses acontece a troca de nutrientes”, explica Rosimeri. “Se a manutenção e os cuidados forem feitos de maneira adequada, as palmeiras do Crystal podem durar até 80 anos, conta. Normalmente, em seu ambiente de origem, elas podem chegar a 100 anos.

Um comentário:

  1. É muito importante fazer mais matérias com o foco em preservação de plantas em ambientes internos para que as empresas aprendam valorizar mais as plantas usadas como elemento decorativo. Temos uma responsabilidade muito grande para poder manter elas sempre saldáveis.

    ResponderExcluir