Seguidores

quinta-feira, 16 de abril de 2015

O olhar voltado para o desgaste e o território

Obras do artista Tiago Tebet serão o destaque da SIM Galeria em Lima, na feira Peru Arte Contemporaneo 2015

A obra do artista paulista Tiago Tebet é marcada pelo desgaste. Suas obras são construídas a partir do desgaste de seu suporte. Raspagens e cortes, muito mais do que incorporar estéticas modernistas, discutem e promovem um olhar sobre a cultura fora do eixo. Tebet, que será destaque da SIM Galeria na feira de exposição Peru Arte Contemporaneo 2015 (PArC), que acontece entre os dias 22 e 26 de abril na capital peruana Lima, trata conceitualmente da demarcação do espaço e do tempo por meio de suas técnicas de desgaste.
Junto de expositores e artistas do mundo todo, a obra do artista pretende trazer, entre outras questões, um olhar para a dominação cultural européia. É assim, por exemplo, que apresenta a sérieConstelações do Mato, que traz representações gráficas de constelações como o Cruzeiro do Sul, que não é visto do hemisfério norte. “Uma constelação é um desenho criado por alguém que está tentando mapear os céus. Usamos a referência das constelações gregas, mas os índios brasileiros têm seu próprio mapeamento do céu.”, explica Tebet sobre sua abordagem sócio-política. “O fato de estarmos voltados novamente para a cultura do hemisfério sul – um hemisfério de emergentes – é sinal de que a cultura dominante não nos atende completamente”.
Além da série Constelações do Mato, o artista também trará outras obras e instalações em diversos materiais, como arames, papelão, rodas de skate e pedaços de pão.Tebet já havia realizado a exposição individual Califórnia na SIM Galeria em 2012, mas esta é a primeira vez que tanto o artista quanto a Galeria expõem no PArC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário