Seguidores

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Curitiba receberá Congresso Internacional de Ortodontia

Entre os dias 16 e 18 de abril, a capital paranaense receberá os principais especialistas do Brasil no XIV Encontro Internacional de Ortodontia da APRO (Associação Paranaense de Ortodontia e Ortopedia Facial). Será o último evento em que o Doutor Alexandre Moro estará à frente da Associação, da qual foi presidente nos últimos quatro anos, marcando também a posse da nova Diretoria. O evento será na Associação Médica do Paraná.
Entre os temas que serão debatidos estão: tratamento ortodôntico de casos complexos; mordida aberta anterior; preparo ortodôntico para casos cirúrgicos; o sucesso mundial do sistema Invisalign (aparelho transparente); protocolo para remoção do aparelho fixo, além da estética no tratamento.
No dia 17 de abril, a convidada internacional Birte Melsen abordará o campo de atuação da Ortodontia dentro do conhecimento da mecânica e biologia, discutindo tópicos como a construção óssea com o tratamento ortodôntico, a movimentação das raízes antes das coroas e a utilização de mini-implantes de modo mais racional.
Segundo Moro, que é Doutor em Ortodontia e também professor da UFPR e Universidade Positivo, uma pesquisa realizada em Curitiba mostrou que em torno de 80% das crianças na faixa etária dos 12 anos necessitam usar aparelho ortodôntico, o que mostra a importância da especialização dos profissionais e esclarecimento da população. “Nos últimos quatro anos, a Associação trabalhou alertando a população sobre a importância de buscar um especialista para fazer o tratamento ortodôntico, evitando pagar anos de mensalidade de consultas sem atingir o resultado desejado. Outra conquista foi o convite de renomados professores nacionais e internacionais para ministrar cursos aos associados, o que consequentemente beneficia a população”, explica o presidente.
Mas ainda há muito a ser feito. “A próxima gestão terá como desafio estreitar o contato com a população, esclarecendo os benefícios que a Ortodontia pode trazer para a qualidade de vida. Isso se reflete não só nas crianças e adolescentes, mas também nos adultos e idosos, como por exemplo, nos casos dos aparelhos intrabucais utilizados para Apneia do Sono”, complementa Moro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário