Seguidores

domingo, 26 de abril de 2015

Alimentos orgânicos ao alcance dos alunos no Medianeira

Saúde, bem-estar e rotina. Muitas vezes, essas três palavras seguem caminhos diferentes. Mas, para mostrar que boas alternativas podem fazer parte do dia a dia de estudantes, pais e professores, o Colégio Medianeira aposta em alimentos orgânicos. Há três anos, a instituição trouxe, para dentro do seu espaço de ensino, a Feira Orgânica. Toda quarta-feira, os alimentos livres de agroquímicos e que contribuem para a preservação do meio ambiente fazem sucesso e ganham cada vez mais adeptos.


A professora de biologia Nicole Witt, em parceria com as educadoras da Educação Fundamental, trouxe a produção e consumo desses alimentos para discussão em sala de aula, transformando-os em uma estratégia pedagógica. "Os alunos começaram a trazer moedas de casa e vivenciaram a atividade. Escolheram a fruta de sua preferência, fizeram suas próprias contas, realizando o pagamento e recebendo o troco. Além de se alimentar de forma saudável", lembra Nicole.
O responsável pela nova forma de alimentação é o produtor Adair Souza, mais conhecido como seu Adair. Ele conta que é gratificante estar inserido no ambiente escolar, e que as crianças precisam ser incentivadas a desenvolver hábitos mais saudáveis. "No dia de feira, os estudantes deixam de comprar lanche na cantina, para comer uma fruta na hora do intervalo. Os pequenos precisam ter o hábito de optar pela alternativa mais saudável em vez da industrializada", comenta.
Ainda segundo Nicole, esse tipo de produção é realizado, na sua maioria, por pequenos produtores e suas famílias. "Essa é uma característica da agricultura familiar e favorece a permanência dessas pessoas no campo. Incentivar e investir nessa produção leva os alunos a perceber essa importância, o que permite ao Medianeira caminhar em busca da sustentabilidade", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário