Seguidores

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Grupo leva a fotografia a áreas carentes de Curitiba


Durante o mês de abril, a Portfolio Escola de Fotografia servirá como ponto de arrecadação de equipamentos fotográficos a serem utilizados pelo projeto “Retratos: tempos de escola”. Idealizado pelo Grupo f.6 em 2012, ele tem caráter social e já atingiu mais de 550 crianças de escolas municipais localizadas no bairro Cajuru e no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba.
A ideia nasceu nos bancos do Curso Anual de Fotografia da Portfolio, em 2009. Depois de perder o convívio semanal proporcionado pelas aulas, os ex-alunos Fran Bubniak, Marcio Olesko, Noemia Fontanela e Walter Thom e sentiram a necessidade de criar um canal por meio do qual pudessem continuar imersos naquele ambiente de troca de conteúdos e experiências.
Foi então que surgiu o grupo fechado f.6 numa rede social, que tinha o intuito de compartilhar experiências fotográficas, divulgar informações e buscar conhecimento nos mais diversos ramos da fotografia. Depois de um tempo, porém, os criadores do f.6 perceberam que podiam investir em ações mais concretas e iniciar um projeto fotográfico de caráter social.
Em 2012, o objetivo do grupo se concretizou, e alunos dos quintos anos da Escola Municipal Senador Enéas Faria (Emsef), no Cajuru, foram fotografados e receberam, cada um, um retrato individual e um retrato da turma. O projeto se repetiu no ano seguinte e, em 2014, foi ampliado, passando a atender também a Escola Municipal Jardim Ana Maria (Emjam), em Colombo.
Em 2015, o grupo pretende alçar voos maiores. A ideia, agora, é levar aos alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) da Emsef uma oficina básica de fotografia. Para que as aulas não fiquem apenas na teoria e levem esses alunos de fato ao mundo da fotografia, o f.6 precisa da doação de câmeras digitais, cartões de memória e pilhas.
Serão aceitas as doações de equipamentos em bom estado de conservação e funcionamento, já que o grupo não dispõe de verba para manutenção de itens que, porventura, não funcionem. A campanha de arrecadação vai até o final de abril, e os itens podem ser entregues na sede da Escola Portfolio (Rua Alberto Folloni, 634 A, Centro Cívico), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13h30 às 20h. O telefone para contato é 3252-2540.

Nenhum comentário:

Postar um comentário