Seguidores

sexta-feira, 14 de março de 2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em declarações ao jornal Gazeta do Povo (http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/campeonato-paranaense/conteudo.phtml?id=1453881), no dia 13/03/2014, o major Jorge dos Santos Neto, da Polícia Militar do Estado do Paraná, fez menção à Federação Paranaense de Futebol de maneira que reputamos como desrespeitosa a uma Instituição quase centenária e que promove o esporte e o lazer a todos os paranaenses.
Tais declarações se deram pelo fato da FPF ter agendado para o dia 16/03, a partida entre o Clube Atlético Paranaense e o Paraná Clube, para o Estádio Janguito Malucelli, na cidade de Curitiba-PR.
Em primeiro lugar, é importante esclarecer (caso o major ainda não saiba) que a responsabilidade de indicar o estádio para mando de campo é dos clubes participantes da competição e não da FPF e isto é definido no Arbitral promovido pela promotora do Campeonato, no caso, a FPF, o que é amplamente divulgado na imprensa. Assim, os estádios utilizados pelos Clubes participantes no Campeonato Paranaense são devidamente vistoriados e possuem todos os laudos que nossa legislação (especialmente o Estatuto do Torcedor) exige para a realização de partidas de futebol profissional, inclusive o laudo emitido pela própria Polícia Militar, que não faz restrição nenhuma a realização de um clássico naquele local. Se existe alguma dúvida ou questionamento legal sob a segurança do estádio Janguito Malucelli, porque a PM/PR ou o major em questão, não formalizou isto tanto ao proprietário do Estádio, FPF e ao Ministério Publico anteriormente?
Seguindo este princípio, a FPF agendou a partida para o estádio Janguito Malucelli após autorização, por escrito, do Comando Geral da Policia Militar do Paraná no dia 12/03. Não há razão para que outras pessoas da própria corporação da PM/PR sejam consultadas pela FPF quando a autorização é emanada do seu maior nível hierárquico. Acreditamos que, como houve uma decisão autorizando, há totais condições de segurança para a realização da partida. No entanto, caso o referido major não compartilhe da mesma opinião dos seus superiores, conforme o mesmo deu a entender, em nossa humilde opinião, isto deveria ser tratado a nível interno da PM/PR, pois o major está desacatando uma decisão de seu superior o que acreditamos ser, no mínimo, desrespeito, falta de ética e insubordinação da sua parte, pois veio a público criticar veementemente quando o assunto era interno da corporação.
Ou seja, quando o referido major faz críticas e avalia à FPF, na verdade está avaliando e criticando a própria Polícia Militar.
Cumpre ainda destacar que os ofícios referentes ao policiamento do futebol amador são para partidas agendadas para sábado (15/03), ou seja, não no mesmo dia do clássico. Além disso, a partida entre Atlético e Paraná foi agendada no domingo em razão da FPF ter aguardado até início da noite do dia 12/03 a autorização da PM/PR para realizar a partida no estádio Janguito Malucelli o que, respeitando ao prazo estabelecido no Estatuto do Torcedor (72 horas de antecedência), fez a Federação não dispor de tempo útil para agendar a partida no sábado (15/03).
Porém, a mais desastrosa declaração do major Jorge dos Santos Neto foi quando o mesmo colocou em dúvida a competência da FPF no gerenciamento de competições do futebol paranaense. Além da latente falta de respeito com a instituição mandatária do futebol paranaense além dos profissionais que lá trabalham, o major demonstrou total falta de conhecimento sobre o funcionamento da entidade. Não sabe este major, que hoje, a Federação Paranaense de Futebol, possui um quadro de profissionais especializados em gestão esportiva para atender as demandas do futebol no estado. Todas as competições são gerenciadas utilizando as melhores ferramentas de gestão disponíveis no mercado de trabalho. É profundamente lamentável um agente do estado emitindo opiniões públicas infelizes e irresponsáveis sobre uma instituição que possui 76 anos de história e é reconhecida a nível nacional e internacional sem o menor embasamento legal sobre o que está atestando, demonstrando despreparo, falta de ética, de respeito e insubordinação aos seus superiores.
A Federação Paranaense de Futebol reitera seu profundo respeito pela Polícia Militar do Estado do Paraná, pelos seus relevantes serviços prestados ao futebol paranaense e população, entendendo ser esta uma atitude isolada que acreditamos não refletir a opinião da instituição.

Curitiba, 14 de março de 2014.

FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário