Seguidores

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Repetição em massa: uma péssima maneira de aprender


Paulo Ribeiro, autor do livro "Os 7 Pilares do Aprendizado: Usando a Ciência Para Aprender Mais e Melhor", explica porque esse método é tão ineficiente - e como aprender de forma melhor. 


Por não entenderem como funciona o aprendizado, muitas pessoas utilizam técnicas ineficientes na hora do estudo – e, com isso, perdem tempo e realizam esforço desnecessário, que poderia estar sendo utilizado para aprender de verdade.
Erro comum observado é o fato de as pessoas "quebrarem" áreas inteiras do conhecimento a um punhado de associações a serem memorizadas. É isso que acontece quando tentamos apenas decorar o assunto: selecionamos pedaços de conteúdos e repetimos sem pensar. “Acredite: esse é, de longe, um dos modos mais ineficientes de estudar”, exalta Paulo.
Para começar, a repetição em massa não é a melhor maneira de garantir que a memória seja duradoura. Dividir o conhecimento em dezenas ou até centenas de associações não é um bom modo de fazer seu cérebro processá-lo. As informações são organizadas de uma maneira bem mais abstrata do que uma simples sequência de dados. Para que você aumente o seu aprendizado, é necessário aprender a organizar o assunto de outras maneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário