Seguidores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Faça da sua pequena empresa um grande negócio

Para crescer é preciso se estruturar desde o início. Planejamento e conhecimento de mercado são grandes aliados da prosperidade.


Empresas familiares e pequenos negócios abrem as portas todos os dias, mas com a mesma velocidade vão à falência. Além do mercado competitivo, a falta de incentivos do governo e o excesso de tributos, tais empresas sofrem com a ausência de planejamento e estabelecimento de metas, o que acaba desestruturando o negócio e o obrigando a encerrar as atividades.
Independente do porte, elaborar um plano de negócios detalhado e estudar o mercado em que estará inserido é fundamental para abrir sua própria empresa, acredita a coach Cibele Nardi. “Mesmo que seja uma barraca de cachorro-quente, o empreendedor deve conhecer os processos, estudar cases de sucesso e procurar ser o melhor no que faz. Somente com estudo e conhecimento o crescimento será estruturado”, explica a coach.
Manter uma rede de relacionamentos com qualidade também é um diferencial na estruturação do negócio. “Toda empresa depende diretamente do relacionamento que estabelece com fornecedores, clientes, equipe e até mesmo com a concorrência. O empresário deve prezar por eles e estimular seus colaboradores a fazerem o mesmo”, acredita Cibele.
O estabelecimento de metas é a peça-chave para a obtenção de uma empresa de sucesso, segundo a coach. Elas devem ser de curto, médio e longo prazo, e de tempos em tempos precisam ser revisadas. “De nada adianta fixar metas e deixá-las soltas, sem um plano de execução. Deve-se manter um cronograma de ações, estratégias e disponibilizar ferramentas para a conquista dos objetivos”, diz.
Por fim, para Cibele, manter a equipe atualizada e motivada para atingir as metas estabelecidas pode ser a solução para um crescimento acelerado. “Pequenas empresas podem e devem investir em capacitação de funcionários e bonificações financeiras para aqueles que se destacam. Tais iniciativas não devem ser privilégio de grandes corporações”, finaliza.
Todo negócio deve ser tratado de forma profissional e não vivido dia após dia. Sabendo aonde se quer chegar é possível visualizar por quais caminhos percorrer até chegar ao objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário