Seguidores

segunda-feira, 17 de março de 2014

"ES EM CENA" estreia no Fringe do 23.º Festival de Curitiba

Mostra do teatro capixaba reúne cinco espetáculos com entrada franca e bate-papos com os artistas na Sala Londrina


O Fringe do 23º Festival de Curitiba recebe pela primeira vez o projeto “ES Em cena”, mostra da produção teatral capixaba com cinco espetáculos. Com a intenção de estimular a produção capixaba e torná-la mais conhecida no Brasil, o projeto propõe também reflexões sobre os processos de criação.
“O Pastelão e a Torta” (Grupo Folgazões); “Insone” (Grupo Z); “Estórias de um povo de lá” (Grupo Gota, pó e Poeira); “Bernarda, por detrás das paredes” (Cia Repertório) e “Mefisto” (Cia Teatro Urgente) são os espetáculos que serão apresentados.
Com patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, “ES em Cena” terá apresentações gratuitas, além de bate-papos com os artistas. A temporada em Curitiba será de 26 a 30 de março, na Sala Londrina, do Memorial de Curitiba. Depois de Curitiba, a mostra capixaba, que estreou em Salvador e também fez temporada em São Luiz do Maranhão, segue para outras quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
O projeto “ES Em Cena” nasceu em 2013 com a intenção de difundir nacionalmente as iniciativas culturais de artistas do estado do Espírito Santo. Os espetáculos foram selecionados pela WB Produções, em parceria da Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo). “Há trabalhos excelentes produzidos no Espírito Santo que precisam ser enaltecidos e que merecem romper fronteiras e serem assistidos por diversos públicos”, diz Wesley Telles, Idealizador da mostra e diretor-geral da WB produções. “Além de possibilitar maior reconhecimento aos grupos envolvidos, a ideia é dar estímulos para que essas companhias continuem produzindo e contribuindo com a cultura capixaba e com o desenvolvimento de novos projetos”, completa Wesley.
O “ES em Cena” é importante também por proporcionar mais experiência para as companhias que irão circular por espaços e eventos importantes do Brasil, garantindo assim a chance de uma maior visibilidade. Eventos como o Festival de Curitiba recebem olheiros nacionais e internacionais em busca de novos talentos e de espetáculos fora do eixo Rio-São Paulo.
Bruna Dornellas, diretora de produção da WB, ressalta a importância desse projeto também para a empresa que produzem e idealizam projetos com este perfil: “No ES EM CENA, estaremos deixando de ser produtores locais, levando o Espírito Santo à frente, com um pouco de sua cultura e de sua identidade. Fazemos isso com muito prazer e orgulho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário