Seguidores

domingo, 30 de março de 2014

Autora premiada de Tumba de Cães elogia montagem curitibana

A premiada autora italiana Letizia Russo elogiou a montagem curitibana de "Tumba de Cães", estreia nacional na Mostra 2014 do Festival de Curitiba. "O trabalho foi excelente. Estou surpresa com a capacidade dos atores entrarem na história, de se apropriar do texto e dos personagens", disse Letizia Russo, que esteve com a companhia na coletiva de imprensa no Memorial de Curitiba, nesta sexta (28).



O diretor Marino Jr. mostrou que essa resposta foi importante. "Até ela chegar ao Brasil para assistir ao nosso resultado, eu vivi sob a sombra da chegada dela", disse Marino.
A palavra e o trabalho do ator são a base de "Tumba de Cães". A montagem da curitibana Metáfora Companhia de Teatro traz ainda alguns dos principais atores da cena curitibana como Ranieri Gonzales e Simone Klein.
A ação se passa em um mundo esgotado pela guerra, propondo uma reflexão a respeito do estado de direito contemporâneo. Segundo Marino Jr. os personagens se encontram em um hiato em que aguardam o fim de uma guerra e a abordagem aos conflitos humanos deve interessar ao público.
Marino Jr. explica que o espetáculo se afasta da imagem das grandes encenações e das grandes propostas estéticas, apostando no teatro que valoriza a palavra e o trabalho do ator. "Se formos analisar os grandes trabalhos contemporâneos da Europa, é isso o que temos hoje", diz Marino Jr, que no início dos anos 2000 esteve na Itália estudando a Commedia dell'Arte e trabalhando no Piccolo Teatro de Milão, um dos principais da Itália.
A valorização da palavra também se dá, contraditoriamente, através de longas pausas e silêncio. Os conflitos e os dramas de cada uma das personagens criadas pela autora clamam por uma interferência discreta por parte da encenação a fim de evitar a perda da intensidade dramática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário