Seguidores

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Maestro alemão comanda concerto da Orquestra de Câmara

Sons que ficam gravados nas nossas lembranças, evocando momentos importantes, mas que às vezes não reproduzem completamente uma música, inspiraram o concerto Contrastes na Memória, que a Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta neste fim de semana, sob o comando do trombonista e maestro alemão Stefan Geiger, especialmente convidado para a ocasião.



ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA foto Carol Sábio

As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (13), na Congregação Evangélica Luterana São João, e às 18h30 de sábado (14), na Capela Santa Maria Espaço Cultural. O espetáculo, que faz parte da temporada 2013 de concertos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, reúne composições do estoniano Arvo Pärt (1935), do russo Dmitri Schostakovich (1906 – 1975), do norte-americano Samuel Barber (1910 – 1981) e do italiano Nino Rota (1911 – 1979). As obras integram trilhas sonoras de filmes famosos, instigando o ouvinte com músicas que vão da chamada “música nova”, passando por extremo lirismo e também por peças de grande tensão, que descrevem guerras e conflitos. 



Orquestra de Câmara e Stefan Geiger-Foto Luiz Cequinel.
 
Completa a programação a palestra do compositor e arranjador paranaense Marco Aurélio Koentopp, que acontece às 17h45 de sábado (14), antecedendo a apresentação na Capela Santa Maria. Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, Koentopp atualmente é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de coordenador do Curso Superior de Composição e Regência daquela instituição. A iniciativa de acrescentar às performances da Camerata Antiqua de Curitiba e seus grupos – Orquestra de Câmara e Coro da Camerata – comentários de especialistas tem por objetivo permitir uma melhor apreciação do programa, revelando ao público detalhes da produção de grandes compositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário