Pessoas doentes, com necessidades especiais ou que vivem sozinhas em Curitiba podem ficar despreocupadas: a capital paranaense conta agora com um serviço exclusivo de socorro médico domiciliar à distância. Com funcionamento 24 horas por dia, o sistema “TELEHELP” é ideal para idosos, pacientes recém-operados, gestantes, mulheres que acabaram de ter um bebê ou qualquer outra pessoa que possa necessitar de algum tipo de amparo.A utilização do sistema é muito simples: ele é composto por um painel (parecido com uma secretária eletrônica) e um botão de emergência remoto, instalado na linha telefônica do usuário. Quando o botão é acionado, o painel envia um sinal para a Central de Atendimento. Imediatamente, um profissional recebe a ficha completa do usuário e conversa com ele por meio de um sistema viva-voz, a fim de identificar sua necessidade e providenciar a ajuda necessária, avisando parentes e/ou amigos.
Tranquilidade e independência
O foco principal do serviço é o atendimento à população idosa. Em Curitiba, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem cerca de 148 mil idosos – com 60 anos ou mais. Muitos deles moram ou passam períodos do dia sozinhos. Com o auxilio do equipamento de atendimento imediato, é um público em potencial que pode ser amparado em caso de algum acidente domiciliar. “Anjo da guarda tecnológico”, é assim que o advogado aposentado de 67 anos, Manoel Sottomaior Pereira chama o equipamento de atendimento imediato. Em maio deste ano, Pereira soube que corria grande risco de morte súbita por problemas cardíacos. Para que sua esposa pudesse ir tranquila ao trabalho, contrataram o serviço. Hoje, mesmo já tendo feito tratamento e fora de perigo, não dispensam o equipamento. “Eu sei que o atendimento é rápido, por isso tenho mais segurança para ficar sozinho em casa”, comenta o idoso.Este também é o motivo que fez com que a aposentada Isabel Muzzolon, de 52 anos procurasse o serviço de atendimento imediato. Ela está aposentada por ter artrogripose (atrofia e rigidez de articulações) e, por isso, a família e os amigos tinham medo que ela caísse quando estivesse sozinha em casa. Para garantir sua segurança e independência, Isabel instalou o equipamento da Telehelp e comemora sua independência: “Com ele tenho autonomia para fazer as minhas coisas e estou protegida”, ressalta.Devido sua qualidade técnica, o equipamento possui um sistema de energia e comunicação para continuar operando mesmo se houver queda de energia ou telefonia na residência do usuário. Além do aparelho principal, o usuário também conta com um botão de emergência remoto, que pode ser utilizado em forma de relógio, pendurado no pescoço ou deixado em um ponto estratégico da casa, como no box do banheiro ou na cabeceira da cama. Para utilizar o serviço há uma taxa de adesão e uma mensalidade de aproximadamente de R$ 85 reais.
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