Seguidores

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Hortas comunitárias se multiplicam em Londrina

Prefeitura do município garante alimento seguro à população com apoio das Redes de Desenvolvimento Local

Na última terça (26), foi inaugurada no Jardim Paulista, zona norte de Londrina, a 21º horta comunitária do município. O programa de Hortas Comunitárias realizado desde o ano passado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população londrinense. No Jardim Paulista, a ideia da horta partiu dos moradores que implantam as Redes de Desenvolvimento Local – proposta estimulada na cidade pela Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O prefeito Homero Barbosa Neto (PDT), presente no evento de inauguração, conta que outras cidades estão implantando o programa de Hortas Comunitárias e vêm até Londrina para observar o que já foi feito. “Gostaria de parabenizar a equipe do SESI com a Rede de Desenvolvimento Local no bairro e todas as pessoas que tornaram esse projeto possível. Temos aqui uma oportunidade de cultivar alimentos sem agrotóxicos e desfrutar dessa maravilha que é a nossa terra. Aqui ensinamos noções de ecologia, cidadania, respeito ao meio ambiente e muito mais. Temos a terra mais fértil do mundo”, disse o prefeito.
O engenheiro agrônomo e coordenador do programa, Carlos Eikiti Hirooka, explica que o procedimento de instalação de uma horta, após o pedido da comunidade na prefeitura, é feito uma análise do terreno e verificação se está sob posse da prefeitura. Após esta etapa, a equipe responsável faz a vistoria do solo e avaliam as condições de sua profundidade, removem entulhos e preparam a terra para o plantio. “Depois da implantação e inauguração entregamos a horta ao controle e administração da comunidade. Até a inauguração acompanhamos de perto todos os trabalhos necessários, posteriormente damos assistência e visitas periódicas. Entre os alimentos mais cultivados estão cebolinha, salsinha, alface crespa, alface roxa, alface americana, cenoura, rabanete, rúcula, brócolis, beterraba e outros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário