Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Otimismo marca a parceria entre França e Paraná

Autoridades participaram de solenidade em comemoração ao Dia Nacional da França

Com um caloroso bonjour o presidente em exercício da Associação Comercial do Paraná (ACP) Sinval Zaidan Lobato Machado recebeu hoje (14) várias autoridades e convidados para o café da manhã em homenagem ao Dia Nacional da França.
Antonio Carlos Morozowski (presidente da FESP), Emely Dely (cônsul honorária da França), Sinval Zaidan Lobato Machado (presidente da ACP), José Ribamar Brasil dos Reis (presidente do CIEE-PR) e Odone Fortes Martins (coordenador do Concex-RI)
O encontro promovido pelo Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da ACP (Concex-RI) contou com a presença da Cônsul Honorária da França, Emely Dely, que em entrevista exclusiva para a Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) destacou a importância do projeto de internacionalização desenvolvido pela faculdade. “Temos como meta enviar um número cada vez maior se profissionais e estudantes para a França. A proposta de internacionalização que a FESP desenvolve concentra os mesmos objetivos do governo francês, fortalecendo ainda mais a relação entre os dois países”, disse Emely Dely.
O presidente da FESP, professor Antonio Carlos Morozowski acompanhado do professor Aristides Athayde participaram da solenidade que fez referência aos 222 anos da Queda da Bastilha, um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa.
O governo da França mantém sólida relação com o Paraná. Durante a visita realizada em fevereiro pelo embaixador francês no Brasil ao governador Beto Richa, a França oficializou intenções de investimentos em áreas de infraestrutura, agricultura, ciência e tecnologia e turismo.
De acordo com o coordenador do Concex-RI, Odone Fortes Martins, historicamente a França tem um papel importante na economia brasileira. “Trabalhamos para intensificar ainda mais as relações entre o Paraná e as nações presentes no Estado. Temos um desafio grande para manter as relações e parcerias que estabelecemos ao longo dos anos”, disse o coordenador destacando que atualmente o Paraná se posiciona no mercado internacional com uma agricultura sólida, com indústria constituída com tecnologia de última geração e alto nível educacional.
O secretário de estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ercílio Santinoni, também participou do evento e apontou um cenário econômico otimista. “O Paraná está sendo reorganizado. Estamos recriando a Secretaria da Indústria de forma mais dinâmica e com foco em resultados”, disse Santinoni. Segundo ele, vários acordos de negócios estavam paralisados, como por exemplo, com a província argentina de Santa Fé que retomou as negociações com o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário